Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 08/07/2014

Categoria

ENCONTRO DE EMERGENTES - Chefes de Estado confirmam vinda a Fortaleza

Governo do Estado garante que autoridades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estarão na Capital

Agora é oficial: os cinco chefes de Estado dos países que compõem o Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - estarão em Fortaleza nos dias 14 e 15 de julho, para a VI Conferência de Cúpula que ocorre no Centro de Eventos do Ceará. A presença das autoridades foi confirmada ontem pelo Governo do Estado, que garantiu que Dilma Rousseff presidirá a abertura do encontro ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin; do primeiro-ministro da Índia, Narendra Damodardas Modi; do presidente da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que 3.000 pessoas participem do evento, incluindo representações das cinco maiores empresas de cada um dos cinco países, bancos de desenvolvimento e cerca de 1,2 mil jornalistas de todo o mundo. A última cúpula do Brics foi realizada no ano de 2013, em Durban, na África do Sul.

Preparação

Na última sexta-feira (4), o governador do Ceará, Cid Gomes, se reuniu com os ministros da Defesa, Celso Amorim; e da Justiça, Eduardo Cardozo, para definir detalhes operacionais e aperfeiçoar a integração das forças armadas e de inteligência estaduais e federais para a realização da VI Conferência de Cúpula do Brics. Participaram também da reunião, realizada no Palácio da Abolição, integrantes do Ministério das Relações Exteriores, Exército, Polícia Federal, Secretaria de Grande Eventos, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), bem como os secretários estaduais Servilho Paiva (Segurança Pública), Mariana Lôbo (Justiça) e também Joel Brasil (titular da Casa Militar).

Montagem prejudicada

Na manhã de ontem, o Centro de Eventos do Ceará ficou sem energia. De acordo com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a rede elétrica foi derrubada por bambus que caíram nas proximidades do local, que não possui geradores. A falta de energia prejudicou a montagem de alguns eventos que irão acontecer no local, como o encontro do Brics. Segundo a Secretaria do Turismo (Setur), o equipamento não disponibiliza gerador e é responsabilidade do promotor de cada evento contratar esse tipo de serviço. O gerador da VI Cúpula do Brics, contudo, ainda não havia sido instalado.

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste