Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 25/11/2014

Categoria

2ª FASE DE EXPANSÃO DO TMUT - Pecém tem 40% das obras concluídas

A expansão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém deve ser entregue em 2016. Segundo a Ceará Portos, obras têm 40% executados

A segunda fase de expansão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, está com 40% dos serviços concluídos. Toda a obra deverá estar pronta no início de 2016.

Segundo o diretor de Expansão da Ceará Portos, Luiz Hernani de carvalho Júnior, serão executados três serviços distintos. Dois deles, o alargamento (engorda) do quebra-mar e a implantação de três novos berços com cerca de 300 metros cada, estão em andamento.

A obra da nova ponte, com 1.560 metros, só começa no próximo ano. Ela vai ampliar a capacidade de carga e vai ficar enraizada no quebra-mar, que será alargado em cerca de mil metros para permitir a pavimentação e o trânsito de serviços sobre ele, explica o diretor.

“O foco hoje é a engorda e a execução dos três berços”, conta, acrescentando que o Porto do Pecém ficará com nove berços. O conjunto de obras vai consumir recursos da ordem de R$ 700 milhões, que estão sendo liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mediante a comprovação da execução dos serviços. O consórcio, composto pelas construtoras Marquise, Queiroz Galvão e Ivai, é responsável pelos trabalhos de expansão.

Fiscalização

Em paralelo, com investimento declarado de R$ 1,4 milhão, está sendo construído um pátio para vistoria, onde as cargas que passam por scanner serão inspecionadas.

O equipamento realiza vistoria interna das câmaras com cargas classificadas como de alto risco e que possam passar pelo terminal com destino a outros portos no Exterior.

A construção do espaço, paralelo às obras de expansão foi anunciada ontem pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). A empresa vencedora da licitação do pátio foi a Concrepoxi Engenharia que deverá deixar a obra pronta num prazo de quatro meses.

Esse tipo de inspeção atende às medidas de segurança estabelecidas pelo Container Security Iniciative (CSI), do qual o Porto do Pecém é um dos signatários.

A expectativa da Seinfra, é de que a movimentação de mercadorias no terminal portuário do Pecém, administrado pela Companhia de Integração Portuária (Cearáportos), deve alcançar 8,8 milhões de toneladas até o final desse ano, superando os 6,3 milhões de 2013.

 

Repórter: Artumira Dutra

Fonte: Jornal O Povo