Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 27/07/2017

Rogério Geremia apresenta software ContÁgil aos AFRE/CE

A AUDITECE promoveu na tarde desta quinta-feira (27) a primeira edição do ano do projeto Conversa com o Fisco. Na ocasião, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Rogério Geremia, apresentou o software ContÁgil aos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Ceará (AFRE/CE).

O ContÁgil é um aplicativo de apoio às atividades de fiscalização que tem como objetivo a análise e auditoria fiscal de contribuintes a partir de cruzamento de informações oriundas de fontes internas e externas e daquelas coletadas junto ao próprio contribuinte ou a terceiros.

O palestrante destacou que entre as principais inovações do software está a capacidade de interpretar os dados contábeis do contribuinte e apresentá-lo de forma gráfica. Assim, registros de milhares de operações bancárias podem ser consolidados em uma única seta saindo do ativo da empresa para determinada conta do passivo – facilitando a detecção de eventuais fraudes.

Outra funcionalidade do sistema é a capacidade de importar dados em vários formatos – tais como extratos de diversas instituições bancárias em formato eletrônico. A rapidez de execução do aplicativo também foi tratada no encontro.  O Auditor apresentou estatísticas considerando a importação de cada conjunto de 100.000 lançamentos diários em diferentes contabilidades (33.085 importações), o tempo médio para essas operações é de três minutos e meio.

Rogério Geremia destacou que o sistema surgiu da base, da necessidade do trabalho, por isso, é tão eficiente porque passou por vários melhoramentos até alcançar esse nível de eficiência. Ele também apresentou a interface do sistema e explicou suas funcionalidades. “O ContÁgil divide as informações pelos seus diversos assuntos (clientes, fornecedores, cidades, mercadorias, serviços, etc.) e ainda em diversas escalas temporais (anos, meses, trimestres, etc.), apurando para cada um deles um grande acervo de medidas (valores, alíquotas, quantidades, etc.). Tudo isso é feito no momento da importação dos dados”, esclareceu.

Na oportunidade, o diretor executivo da AUDITECE, Juracy Soares, elucidou que o Auditor-Fiscal da RFB foi convidado para apresentar a ferramenta e, a partir desse encontro, a entidade irá fazer gestões junto à Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará e à RFB, de acordo com as necessidades da Auditoria-Fiscal cearense.