Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2024: solenidade consagra vencedores e reforça a importância da cidadania fiscal no Ceará
O Auditório da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará foi o palco da Cerimônia de Premiação do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará 2024 , promovido pela Auditece em parceria com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), nesta quinta-feira, 21 de novembro. O evento destacou projetos que promovem a conscientização sobre a importância dos tributos e o fortalecimento da cidadania fiscal no estado.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes; a secretária executiva do ensino médio e profissional da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Jucineide Fernandes, representando a secretária Eliana Estrela; o diretor geral do Instituto Plácido Castelo, Luis Eduardo de Menezes, representando o presidente do TCE/CE, Rholden Queiroz; o secretário de Finanças de Juazeiro do Norte, Leandro Saraiva; além dos diretores de entidades fazendárias: Márcia Ximenes (AAFEC) , Remo Moura (Sintaf) e Kléber Silveira (Cafaz).
O Diretor Executivo da Auditece, Juracy Soares, celebrou o impacto do evento: “O Prêmio Estadual de Educação Fiscal é mais do que um reconhecimento, é um convite à sociedade para se engajar na construção de um futuro mais transparente e participativo. Ver tantos projetos transformadores é motivo de orgulho para todos nós.”
A coordenadora do prêmio, Clarissa Barroso, destacou o crescimento da Educação Fiscal no Ceará e do Prêmio. "Esse ano estamos realizando a segunda edição do prêmio, e é extraordinário ver a educação fiscal crescendo em torno disso. São escolas, alunos e professores, de todo o território cearense se mobilizando para desenvolver projetos de Educação Fiscal. Tivemos projetos em várias regiões do nosso estado: desde Salitre, a mais de 530 km de Fortaleza, passando por Juazeiro do Norte, Marco, Bela Cruz, entre outras. A educação fiscal teve 5 min de Globo! E esteve presente nas páginas dos maiores jornais do nosso estado! Foram mais de 15 min de fama! Muito disso graças ao prêmio estadual de educação fiscal e, claro, ao esforço de 26 anos de todos os apaixonados pela educação fiscal, que eu tenho a honra de estar aqui representando", celebrou.
O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, ressaltou a importância do prêmio: “O Prêmio Estadual de Educação Fiscal reflete um conjunto de esforço para promover a cidadania e o entendimento sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento social. Ele reconhece iniciativas que impactam diretamente na formação de uma sociedade mais consciente".
Reconhecimento
A cerimônia ainda foi marcada pela homenagem à atriz Karla Karenina , Embaixadora do Prêmio 2024, que recebeu com uma comenda das mãos da Diretora de Comunicação e Eventos da Auditece, Isabel Pires, em reconhecimento ao seu apoio e contribuição na distribuição da educação fiscal.
Emocionada, Karla destacou: "A educação fiscal é uma ponte que conecta a cidadania ao desenvolvimento. É uma privilégio fazer parte deste movimento e contribuir para essa causa tão relevante."
A solenidade ainda destacou as comissões avaliadora e julgadora da premiação, responsáveis pela classificação e escolha dos vencedores da edição 2024 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará.
Conheça a lista de vencedores e finalistas:
Categoria Escolas
- 1º lugar: EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes (CERE) - Fortaleza
- 2º lugar: EEMTI José Waldemar de Alcântara e Silva - Salitre
- 3º lugar: EEEP Júlio França - Marco
Finalistas:
EEMTI Telina Barbosa da Costa - Fortaleza
EEMTI Ricardo de Sousa Neves - Bela Cruz
Categoria Instituições
- 1º lugar: Tribunal de Contas do Estado do Ceará (Instituto Plácido Castelo)
- 2º lugar: Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Finalistas:
Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (GEFIN)
Secretaria de Finanças de Fortaleza
Categoria Imprensa
- 1º lugar: Especial Reforma Tributária e Desigualdades - O POVO (Samuel Pimentel)
- 2º lugar: Educação Fiscal no Ceará: da sala de aula para a sociedade - Sistema Verdes Mares (Alessandro Torres)
Finalistas:
Série de reportagens "Educação Fiscal: formando novos cidadãos" - Diário do Nordeste (Ingrid Coelho)
Desigualdades históricas: como a justiça fiscal pode ajudar na assistência à população pobre no CE - Diário do Nordeste (Nicolas Paulino)
Categoria Tecnologia
- 1º lugar: Educação Fiscal com Impressão 3D - "Construindo Cidadania Fiscal" - Gylly Peterson
Finalista:
Fernanda, um chatbot sobre Educação Fiscal - Ricardo Normando
Repercussão na imprensa
A cerimônia teve ampla cobertura da imprensa local, com destaque em veículos como o jornal O POVO, TV Verdes Mares e a TV Ceará , que enfatizaram a relevância do prêmio para o estado.
- O POVO : O POVO vence Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará 2024
- TV Verdes Mares: TV Verdes Mares vence prêmio de educação fiscal
- TV Ceará : Jornal da TVC (21 min)
A Auditece agradece a todos os finalistas, participantes e parceiros que conquistaram o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2024, um marco na valorização da cidadania fiscal. A próxima edição já promete novas histórias de transformação e engajamento!