Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 08/09/2015

Categoria

Feirão do Imposto conscientiza sobre elevada carga tributária

Para conscientizar a sociedade sobre a alta carga de impostos incidentes sobre produtos e serviços, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com os movimentos de jovens empreendedores e empresários nos estados e outras instituições, realizará, no dia 12 de setembro de 2015, em mais de 100 cidades brasileiras, a 13ª edição do Feirão do Imposto. Além da conscientização, a proposta vem alertar para os impostos que são cobrados no dia a dia e solicitar a correta, efetiva e transparente aplicação dos tributos em benefícios para a sociedade.

Segundo informações do Impostômetro - com base em dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) - nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no feijão, 20,59% para o ovo de galinha e 44,55% para a água mineral. Já com a gasolina, o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%.

Mobilização

Provocados por esses e vários outros tipos de tributação, o movimento prevê diversas ações de conscientização, como venda de combustíveis sem impostos, comercialização de itens da alimentação sem tributos, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos sem a incidência de tributos, pedalaços, happy hour sem impostos, instalação de impostômetro etc. Em Fortaleza, será realizada a corrida “Correndo do Imposto”, no próximo domingo (13), no Aterro da Praia de Iracema. Realizado pela AJE Fortaleza, o evento terá um percurso de cinco quilômetros, com término no Marina Park Hotel, e a concentração será às 6h30 com largada às 7 horas.

Segundo o coordenador nacional do Feirão do Imposto, Renato Cortez, os estados - por meio de seus movimentos filiados à Conaje - estão finalizando a programação das atividades para a edição deste ano. “Queremos impactar pessoas em todas as regiões do Brasil, mostrando a elas como funciona o sistema tributário brasileiro e o quanto cada uma paga de impostos neste País. O objetivo é ter cidadãos mais conscientes e que possam realmente lutar para que o Brasil tenha uma carga tributária justa e que os impostos sejam recolhidos e retornem em benefícios para a população”, enfatiza.

Novos avanços

Segundo o coordenador, em 12 anos de realização do projeto, a Conaje, os moviazmentos estaduais e os parceiros já conseguiram alcançar importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.

Também foi sancionada a Lei Complementar 147/1, em agosto de 2014, que universaliza o acesso ao Simples Nacional ou Supersimples. A lei prevê a unificação do pagamento de oito tributos cobrados pela União, estados e municípios das micro e pequenas empresas. Conhecida também como Lei da Micro e Pequena Empresa, a medida foi apoiada desde o início pela Conaje, que participou das articulações desde o lançamento do projeto até a sanção da lei complementar.

Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.

SERVIÇO

Evento: Corrida Correndo do Imposto (Fortaleza)

Data: Dia 13 de setembro de 2015 (domingo).

Local: Aterro da Praia de Iracema (Avenida Beira Mar)

Concentração: 6h30 da manhã, com largada às 7h.

Inscrições: www.correndodoimposto.com.br

 

Fonte: Jornal O Estado