Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 20/03/2015

Categoria

IMPOSTO DE RENDA - Receita Federal lança serviço tira-dúvidas

As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição

Brasília. A Receita Federal lançou ontem, uma série de 11 vídeos no site You Tube, para tirar dúvidas em relação ao preenchimento e à entrega do Imposto de Renda. Chamada de TV Receita Responde, a série tem como objetivo explicar de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF.

O objetivo é explicar de forma simples os principais assuntos relacionados à declaração do IRPF. A Receita Federal espera ampliar a cada ano as formas de comunicação para esclarecer o contribuinte.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencham a declaração com erros ou omissões. Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.

Multa

Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. No Ceará, a expectativa é de que o número alcance 660 mil contribuintes. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Quase três semanas após o início do prazo prestação de contas com a Receita Federal, 3.784.588 declarações foram entregues pelos contribuintes até as 17h de ontem (19), segundo informação da Receita Federal.

O número representa 13,8% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, quando termina o prazo.

Certificação digital

Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC.

Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão. No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento. A Receita implantou mudanças no preenchimento da declaração. Entre as alterações está a permissão para o compartilhamento entre dispositivos dos dados. Com isso, será possível começar a preencher em um dispositivo e concluir em outro. Além disso, os dados inseridos no documento poderão ser salvos online com uma palavra-chave e armazenados em uma nuvem, diretamente na página do Fisco na internet. É preciso que o contribuinte fique atento a esses avanços tecnológicos e fique ciente de que há limitações impostas a quem optou por usar dispositivo móvel como tablets, smartphones que não podem ser usados por quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 10 milhões no ano passado.

Fonte: Diário do Nordeste