Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/06/2015

Categoria

Lideranças reforçam apoio em favor do Hub da TAM

Na manhã de ontem, no Palácio da Abolição, sede oficial do governo do Ceará, mais de mil representantes da sociedade cearense vieram apoiar o movimento em favor da vinda do Hub da TAM para o Estado. O evento reforçou a união de diferentes forças políticas e econômicas do Estado na intensificação do trabalho para conquistar um empreendimento que consolida o Ceará como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A proposta é reunir diversos setores do Estado em torno de um objetivo: a escolha de Fortaleza para receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais da companhia aérea, a maior do País e uma das principais da América Latina.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, representando os empresários do Estado, falou do potencial de recebermos o Hub e que benefícios ele deixará. “Fortaleza está preparada para receber esse empreendimento e fazer dessa experiência um grande momento. O Hub deverá modificar nosso aspecto econômico e formar novos profissionais. Com ele, vamos enxergar um horizonte novo”, disse o empresário. “Fortaleza e o Estado do Ceará despontarão, como sempre, como o grande diferencial do Brasil. Enquanto o Brasil, hoje, fala em coisas minúsculas, por causa de toda a problemática econômica, Fortaleza ensaia esse novo momento para a nossa economia, para o nosso povo”, enfatizou Studart.

“O Hub é um divisor de águas para o Estado”, classificou o vice-presidente da Federação do Comércio Exterior do Brasil, Rômulo Alexandre Soares. Ele também observou que o Ceará tem uma vocação turística importante, além de uma localização geográfica privilegiada. “Por isso, temos de aproveitar essa vantagem competitiva em relação a outras regiões do Brasil. E não há dúvidas que, pelos atrativos naturais e desenvolvimento do setor turístico – como o Centro de Eventos e, em breve, o Acquario -, o Hub significa um incremento importante na logística aeroportuária e, principalmente, no desenvolvimento do turismo do Estado”, ressaltou Soares.

Crescimento

Já para Regis Medeiros, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih) e presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, o Hub é um grande feito, além de portas que irão se abrir para o Estado. Com isso, “haverá ainda mais a captação de turistas internacionais – incluindo na rota das grandes capitais internacionais –, além da ampliação dos turistas domésticos para o Ceará. Lembrando que muitos se deslocariam, como o exemplo dos países da América do Sul, com parada em Fortaleza, atraindo esses turistas a ficarem mais dias para conhecer um pouco mais a cidade que passou em conexão. Isso vai ter um efeito multiplicador enorme, além de dar um incremento significativo no fluxo turístico nacional e internacional do nosso Estado”.

Além da vocação turística, “somos um dos maiores PIBs do Brasil e precisamos manter este crescimento”, destacou, por sua vez, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Severino Ramalho Neto. Ele acredita que a vinda de um empreendimento como esse torna Fortaleza referência para outras grandes capitais e, além do potencial da Capital, outro fator de peso é a localização. “Nós temos uma localização estratégica, praticamente na “esquina” do Brasil, atrelando ainda para nossa vocação turística. Por isso, estou unido com todos do Governo do Estado para que o Hub venha ao Ceará”, enfatizou Severino.

Saiba mais

Hub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub um aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

A vinda do Hub da TAM para Fortaleza representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos e um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do equipamento, o Ceará terá crescente oferta de voos diretos, começando com 14 voos para a Europa.

Turismo alavanca crescimento do Ceará

Cerca de 73% da economia cearense são baseados em serviços, alavancados principalmente pelo turismo. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente na última alta estação, o Ceará recebeu 1.023.485 turistas. O período compreende os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro deste ano.

A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior, quando o Estado recebeu 971.350 turistas. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado. Comprovado pelo segundo ano consecutivo como o melhor estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País.

Fonte: O Estado do Ceará