Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 14/01/2016

Categoria

O POVO ECONOMIA - Estado é o terceiro a emitir mais vistos de trabalho

Os navios trazem cargas; os aviões, pessoas. Essa é uma das teses defendidas pelo vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio no Nordeste, Rômulo Alexandre Soares. Em entrevista ao programa O POVO Economia, da TV O POVO, ele faz uma análise das mudanças geradas no Ceará pela implantação do voo da TAP, Fortaleza-Lisboa, em 2001, que criou uma ligação direta com a Europa.

Na época, o valor do investimento estrangeiro total era de R$ 583 milhões; em um ano ruim como 2015, esse investimento aumentou para R$ 2,4 bilhões. Tal número representa apenas a prévia de um levantamento que está sendo elaborado, a ser apresentado em março.

O dado mostra a evolução do fluxo de pessoas e dinheiro no Ceará através do aumento da vinda de estrangeiros que resolveram se estabelecer por aqui. O investimento estrangeiro no estado possui essa peculiaridade: ele é feito basicamente por pessoas físicas que tomaram a decisão de montar o próprio negócio em solo brasileiro.

A implantação do hub da TAM, na avaliação de Rômulo Alexandre, daria novo fôlego a esse fluxo de capitais, impulsionando os negócios.

Mesmo sem o hub da TAM, o Ceará é o terceiro estado do País em número de concessões de autorizações de vistos de trabalho pela Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego; somente no primeiro semestre de 2015 foram 1.119 vistos.

 

Fonte: Coluna Neila Fontenele - Jornal O Povo