Lançada a edição 2018 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Inscrições já estão abertas no site da premiação
Considerado o ‘Oscar’ da cidadania fiscal, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 foi lançado na manhã desta quarta-feira (18), em solenidade que ocorreu durante a 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, promovida pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em Brasília.
"Precisamos difundir cada vez mais na sociedade que não existe dinheiro do governo. O dinheiro é da sociedade e deve ser aplicado em seu favor. Essa é a missão e o principal desafio do prêmio", disse o presidente da Febrafite, Juracy Soares, que também é diretor executivo da AUDITECE, em sua manifestação de boas-vindas. O presidente agradeceu a todos os apoiadores da iniciativa que, ao longo das seis edições, agregou entidades nacionais e internacionais.
A AUDITECE tem envidado esforços para garantir a participação dos projetos cearenses no Prêmio. Nas duas últimas edições, assegurou finalistas do Ceará no maior concurso do País, que premia iniciativas na área.
O projeto da Prefeitura Municipal de Aquiraz, que concorreu na categoria Instituições, representou o Estado na final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – 2017. Já em 2016, o projeto da Prefeitura de Maranguape, também na categoria Instituições, foi o modelo finalista do Ceará. Ambos figuraram entre os dez melhores projetos do País em Educação Fiscal.
Um prêmio para a cidadania fiscal
Criada em 2012 pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Tributária (Esaf) e o com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), a premiação, que chega à sua sétima edição, tem o propósito de valorizar as melhores práticas de educação fiscal que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação, dividida em três categorias: Escolas, Instituições e Profissionais de Imprensa.
A premiação objetiva promover a cultura sobre a importância social dos tributos, a busca da integridade das receitas públicas e a participação social, para que o pagamento dos impostos seja mais que uma obrigação determinada por lei, mas vista como um processo que pode e deve ser o caminho para a redução das desigualdades sociais no Brasil.
Inscrições abertas
As inscrições abrem nesta quinta-feira, dia 19 de abril e se estende até 13 de junho, pelo site.
As inscrições para a categoria Profissionais de Imprensa podem ser feitas até o dia 28 de setembro, prazo máximo para veiculação na mídia das reportagens inscritas. Todas as orientações estão no regulamento da edição.
Assista ao vídeo de divulgação das inscrições e compartilhe a iniciativa:
Quem apoia
A premiação conta como o patrocínio do Banco de Brasília – BRB e o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB); do Centro Interamericano de Administração Tributária (Ciat); do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat); do Sindifisco Nacional; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB); da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip); da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim); do Fórum Nacional de Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate); do Correio Braziliense e do site Congresso em Foco.
Por Ascom Febrafite | Com ajustes Ascom AUDITECE