Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/11/2019

É HOJE | Ceará concorre em duas categorias na final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

O estado do Ceará está na disputa pelo Prêmio Nacional de Educação Fiscal – edição 2019 em duas categorias: Instituições e Imprensa, com o projeto Programa Municipal de Educação Fiscal de Horizonte, promovido pela Secretaria de Finanças de Horizonte (Instituições) e  com a reportagem Educação Fiscal e Cidadania, da TV Verdes Mares, realizada pela jornalista Aline Oliveira (Imprensa). A grande final da maior premiação do país voltada à Educação Fiscal ocorre hoje (28.11), na sede da Afresp, localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4843, Jardim Paulista, São Paulo (SP). A solenidade está marcada para as 19h e será transmitida pela ao vivo pelo Facebook e Instagran da Febrafite.

A reportagem finalista mostra um projeto da Secretaria de Fazenda em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará que incluiu a educação fiscal como disciplina nas escolas de Ensino Médio de tempo integral do estado. A disciplina ensina conceitos de termos como impostos, taxas, tarifas e, principalmente, mostra a finalidade deles dentro da administração pública e a relação do que é arrecadado com a oferta de serviços para a população. A matéria ainda mostra que os ensinamentos ultrapassam os muros da escola, por meio de alunos e professores que desenvolvem projetos de conscientização, mudando vidas e estimulando a cidadania nos locais onde moram.

Já o Programa Municipal de Educação Fiscal de Horizonte é realizado em parceria com a Secretaria de Educação tem como o objetivo levar a informação às crianças e adolescentes de 45 escolas públicas, totalizando 10.394 estudantes na rede municipal, além de disseminar novos valores para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entre as atividades, destacam-se: programa Rádio Sefin vai até o contribuinte, elaboração do orçamento participativo da criança e adolescente; eleição do prefeito mirim de Horizonte, realização do Prêmio Cidadania e Educação Fiscal, cursos de disseminação para servidores, entrega das propostas elaboradas pelas crianças e adolescentes ao prefeito.

Foram selecionados 19 trabalhos inscritos em quatro categorias, com representantes nas cinco regiões do Brasil: escolas, instituições (Universidades, Prefeituras Municipais, ONGs, Secretarias Municipais), imprensa (jornalistas formados com atuação em mídia impressa, TV, rádio ou internet) e projetos de tecnologia (destinada amadores, profissionais e organizações da iniciativa pública ou privada). 

Formada por especialistas indicados pelos apoiadores e coordenada pelo vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, integram a Comissão Julgadora 2019: Alexandre Silva (Tesouro Nacional), Tiago Conde e Paola Frattesi (das Comissões de Direito Tributário da OAB,), Ragiane Maura Reis Vaz (Receita Federal), Carlês Barroso (Congresso em Foco), Luís Brandão (Encontro de Administradores e Coordenadores Tributários – Encat)), Luiz Bomtempo (Sindifisco e Unafisco Nacional),  Manoel Murrieta (Conamp), Rubens Roriz (Sefaz/DF), e os representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap): Sandra Sipp, Sandro Lima e Aldaberto Blene.

 

 

Com Informações da Ascom Prêmio Nacional de Educação Fiscal