Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 11/09/2015

Categoria

Nota de Esclarecimento

Foi com um misto de profunda Indignação, Espanto e Tristeza que a diretoria da AUDITECE tomou conhecimento de “Nota” intitulada “Somar para Fortalecer” publicada ontem, dia 10 de setembro, pela Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), em sua página eletrônica.

Demagógica, sem conteúdo e eivada de expressões ofensivas, a “Nota” acusa os Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (AFREs) de serem “fascistas e nazistas”, além de “promoverem a divisão, desagregação e a discórdia” na classe fazendária. Tal reação desmedida se deu por conta da iniciativa de um grupo de Auditores Fiscais que está lutando para criar um Sindicato específico para a categoria.

Formar um Sindicato representativo não se configura, em qualquer momento, como estímulo à desunião ou ao enfraquecimento de entidades já consolidadas e que têm um papel importante na conquista de reivindicações comuns aos que fazem a Secretaria Estadual da Fazenda do Ceará. Pelo contrário, a ideia é justamente fortalecer os direitos de uma categoria, algo justo e totalmente legítimo. Ninguém pode impedir o outro de crescer, a não ser que haja interesses para que o outro se mantenha dividido e enfraquecido

Os Auditores Fiscais não estão sendo obrigados a nada, nem muito menos “tangidos como gado”, conforme afirma a nota espúria da Aafec. A criação do Sindicato é uma atitude democrática e que visa simplesmente dar forma e força a uma entidade que possa lutar por interesses e reivindicações específicas dos AFREs, que precisam ter a sua autonomia sindical.

Já é comum em outros estados, a convivência pacífica e harmoniosa entre as Associações de Classe, o Sindicato dos Auditores Fiscais e o Sindicato dos Fazendários, a exemplo da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre outros. Infelizmente, em nosso Estado, ao que parece, a união não é o objetivo de algumas pessoas. É o que se pode deduzir a partir do tom desmedido e agressivo utilizado para combater a criação do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Ceará.

Na própria Receita Federal do Brasil, Analistas e Auditores Fiscais possuem Sindicatos específicos para reivindicar suas demandas, o que não os impedem de lutarem unidos por questões mais amplas. Dessa forma, é inaceitável que uma entidade se posicione tão ofensivamente contra a criação de um Sindicato cujo maior objetivo é representar, de forma legítima, a carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

Repudiamos completamente as comparações que a nota da Aafec faz dos AFREs a personagens monstruosos que a história produziu, como Hitler e demais nazistas que dizimaram milhões no decorrer da 2ª guerra mundial.

Outras acusações que tentam distorcer os fatos, classificando os servidores públicos em “castas” são igualmente descabidas, absurdas e desagregadoras.

A referida nota chega ao absurdo de acusar a publicação do referido Edital em letras minúsculas. Ora, quanto a essa ignóbil argumentação, é óbvio que não há como alterar o tamanho ou formato da fonte da referida publicação legal, que é igual para todas as demais publicações.

Consideramos que o diálogo e a argumentação fundamentada e civilizada é característica de quem tem respeito pelo próximo. Nesse sentido, a AUDITECE reafirma seu apoio à iniciativa e rechaça qualquer tipo de argumentação violenta e desagregadora.

A Diretoria