Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/01/2016

Categoria

MUDANÇAS - Novo Procurador-geral de Justiça toma posse hoje e promete mudanças

O promotor Plácido Rios assume cargo com desafio de cortar gastos. Ele promete fazer auditoria e reforçar combate ao crime e a corrupção

Pronto para assumir o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará, o promotor Plácido Rios, de 46 anos, diz que quer cortar gastos da máquina administrativa e aumentar a eficiência do órgão. Ele promete realizar auditoria com urgência e investir no combate ao crime e a corrupção. A cerimônia de posse ocorre hoje, a partir das 17 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio).

De acordo com o novo procurador, diante do corte de R$ 58 milhões imposto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), é preciso deixar a máquina mais leve e fluida, trabalhar com menos gastos.

“Temos um planejamento para impor nova dinâmica à administração. Pretendemos fazer uma auditoria principal para ter retrato fiel da situação atual. Queremos uma administração mais econômica e eficaz. Imaginamos que possa haver um inchaço (de gastos). Vamos fazer uma boa renovação”, afirma.

As primeiras mudanças, informa, serão nos cargos comissionados, como centros de apoio e núcleos. Plácido destaca que quer investir na reestruturação de órgãos essenciais de inteligência, como o Grupo de Apoio Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). “Vamos estruturar melhor esses órgãos física e tecnologicamente. E traremos mais servidores, que atualmente está aquém da demanda”, explica.

Outra novidade da gestão de Plácido serão os esforços para trazer o laboratório de lavagem de dinheiro para o Ceará. O órgão já existe em outros estados e atualmente, o Paraná é referência no assunto, processando réus da Operação Lava Jato.

“Logo de início, vamos trazer o laboratório. Entendemos que a forma mais eficaz de combater o crime organizado é atacar o suporte financeiro, que é o que mantém vivas as empresas do crime”, avalia.

Pressão da categoria

As últimas eleições para procurador-geral do Ceará foram marcadas por um movimento da categoria para que o governador nomeasse o candidato mais votado pelos colegas. Plácido teve o maior número de votos da lista tríplice, seguido pelo promotor João de Deus e a procuradora Maria Neves, no início de dezembro. Mais tarde, o governador Camilo Santana (PT) acabou por escolhê-lo para o cargo.

Serviço - Cerimônia de posse

Quando: 4/1/2016, às 17 horas

Onde: Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio)

Aberto ao público com acesso livre.

Saiba mais - Perfil de Plácido

Atual titular da 8ª Promotoria de Justiça Auxiliar de Fortaleza. Já foi defensor público do Estado por dois anos e professor da Faculdade de Direito da UFC. No MPCE, também atuou como promotor auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral e como coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel). Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2013 e 2015. Tem interesse foca e experiência nas áreas de direito criminal.

 

Fonte: Jornal O Povo