Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 21/03/2016

Categoria

Mais 26 municípios serão incluídos no Cinturão Digital

Até o fim deste ano, o Ceará pretende, estender o Cinturão Digital para mais 26 municípios de várias regiões do Estado. Vão ser investidos R$ 6 milhões, que foram aportados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), após a aprovação do projeto. A licitação dos fornecedores de cabo óptico, estações radiobase, switches, torres e rádios já foi realizada e, neste momento, a empresa prepara os contratos. "Até o final do ano queremos ter esses 26 municípios conectados", reforça Adalberto de Paula Pessoa, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

A reportagem entrou em contato com a Etice para saber quais são os municípios que serão beneficiados com a expansão, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Com a conexão desses municípios, o Ceará praticamente vai concluir seu Cinturão Digital de fibra óptica. Os 42 municípios que ficarão faltando para se conectar à rede estadual, que começou a ser construída em 2008, são cidades pequenas que futuramente deverão ser atendidas por meio de links de rádio. Atualmente, a rede de fibra óptica de 3,4 mil quilômetros cobre 116 dos 184 municípios cearenses.

A construção do Cinturão Digital foi incluída no plano estratégico do Estado para melhorar a qualidade da conexão e reduzir os custos com telecomunicações, que caíram 30%.

Hub de comunicação

Em função de sua localização privilegiada para a conexão com outros países e continentes - Caribe e América do Norte, Europa e África -, o Ceará se transformou em um hub natural. De Fortaleza saem - ou chegam - seis cabos submarinos. Recentemente, a Angola Cables anunciou o seu empreendimento que ligar a África ao Brasil. No dia 9 de março, a Telefónica anunciou o lançamento de mais um cabo submarino, o Brusa, que vai interligar Rio de Janeiro, Fortaleza, San Juan de Porto Rico e Virginia Beach, nos Estados Unidos.

Para fortalecer o tráfego desses hub e do Cinturão Digital, a Etice e a Telebras estudam uma parceria. Segundo Adalberto, o projeto da Telebras é levar sua rede, a partir de Fortaleza, onde tem parceria com a Etice, até o Maranhão, passando por Teresina, no Piauí. À Etice interessa o projeto, pois aumenta o seu tráfego. Diferentemente de outros provedores de infraestrutura de rede, a Etice cobra de seus clientes por Megabyte trafegado.

Angola Cables

Na próxima segunda-feira (21), executivos da Angola Cables marcarão presença no evento Rotas Estratégicas, organizado pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). André Martins, gerente comercial da companhia no Brasil, e Ana Felicissimo, assessora executiva, participarão dos debates. A Angola Cables três projetos em andamento no Ceará, que estão orçados em US$ 300 milhões.

Fonte: Diário do Nordeste