Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/05/2016

Lançamento da Revista da CESEC foi sucesso de público

Foto: Valmir Júnior / SEFAZ-CEA AUDITECE promoveu nesta terça-feira, dia 3 de maio, o lançamento da Revista da CESEC – publicação que comemora os 10 anos de criação da Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE). O evento, que contou com a participação massiva dos servidores e colaboradores fazendários, lotou o auditório da Sede III da SEFAZ-CE, configurando-se em grande sucesso de público.

Compuseram a mesa da cerimônia comemorativa o presidente em exercício da AUDITECE, Juracy Soares; o orientador da CESEC, Gustavo Nunes de Albuquerque; o coordenador da CATRI (Coordenadoria da Administração Tributária), Antônio Eliezer Pinheiro; o ex-secretário da Fazenda Estadual do Ceará, José Maria Mendes; e o Secretário Adjunto da Fazenda Estadual do Ceará, João Marcos Maia.

Juracy Soares realizou a abertura da solenidade, saudando a todos os presentes e ressaltando o papel de cada servidor da CESEC junto à sociedade cearense. Ele sobrelevou a importância desta homenagem realizada pela AUDITECE.

Na ocasião, a Associação realizou uma homenagem ao Auditor Fiscal Rúbio Sávio Barbosa dos Santos, através da entrega de uma placa In Memoriam à sua esposa, Regina Magalhães. O supervisor do Núcleo Setorial Têxtil e amigo pessoal do saudoso colega,

Augusto Rocha Neto, entregou a honraria à Regina, que agradeceu emocionada.

Dando prosseguimento à solenidade, o coordenador da CATRI e primeiro orientador da Célula, fez uso da palavra e relembrou os passos para criação da CESEC. Eliezer Pinheiro aproveitou a ocasião para comunicar que deixa sua função na Coordenadoria para assumir o cargo de Conselheiro no Contencioso Administrativo Tributário (CONAT-CE).

Em seguida, José Augusto Teixeira e Raimundo Frutuoso de Oliveira Júnior, ambos ex-orientadores da CESEC, falaram ao público sobre suas experiências à frente da Célula que completou sua primeira década de existência, em que destacaram o aprendizado que adquiriram com a oportunidade de gerir um dos órgãos de maior relevância para fiscalização da SEFAZ-CE.

Adiante, o orientador da CESEC proferiu em seu discurso palavras de gratidão a cada Auditor Fiscal, supervisor e colaborador da Célula. Gustavo Albuquerque ainda ressaltou as mudanças que o órgão viveu durante esses 10 anos e a evolução na sistemática de trabalho em busca de otimização dos resultados.

José Maria Mendes também discursou rememorando os pormenores que levaram à criação da CESEC durante sua gestão como Secretário da Fazenda Estadual do Ceará, em 2005. Ele trouxe ao público um informativo da AUDITECE daquele ano em que se apresentava o novo escopo da Auditoria Fiscal cearense. Mendes também ressaltou que no período em que foi titular da pasta sempre esteve aberto ao diálogo com as entidades de classe, considerando esta ação fundamental para tomadas de decisões.

Para finalizar a cerimônia, o Secretário Adjunto da Fazenda Estadual sublinhou a igual importância de cada servidor fazendário e relembrou sua trajetória na Casa, que coincide com a história da CESEC. João Marcos ressaltou, sobremodo, o que considera ser o futuro da operacionalização da Auditoria Fiscal: o Home Office. Para ele, a tecnologia permite que o trabalho seja desenvolvido preponderantemente de forma virtual, com meios capazes de mensurar a produtividade do servidor. O secretário Adjunto ainda afirmou que é fundamental estar atento a essas mudanças.

Após o encerramento da solenidade comemorativa, todos os presentes receberam exemplares da Revista da CESEC, que também serão disponibilizados aos associados que não puderam comparecer ao evento.

Sobre a CESEC

Uma das células de maior relevância à Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará, vinculada à Coordenadoria de Administração Tributária (CATRI), a Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos foi criada em 2005, ainda com o nome de Célula de Auditoria (CEAUD), através do decreto 27.809, de 2 de junho de 2005. Somente em 2008, a Célula passou a ser denominada de CESEC, por meio do decreto 29.201, de 28 de fevereiro daquele mesmo ano.

Foto: Valmir Júnior / SEFAZ - CE