Isabel Pires apresenta pesquisa durante AGE da Febrafite
A Auditora-Fiscal, ex-presidente da AUDITECE, Isabel Pires, encerrou a manhã de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Conselho Deliberativo (CD) da Febrafite, nesta quinta (17), com a apresentação da pesquisa "Ética Fiscal do Contribuinte na Visão do Agente Fiscal Brasileiro".
Durante a AGE, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ), a Auditora cearense esclareceu que a pesquisa tem o objetivo de coletar dados sobre o comportamento dos contribuintes no que se refere à evasão fiscal e, posteriormente, vinculá-lo com outras variáveis relacionadas.
O trabalho, que conta com o apoio da AUDITECE e da Febrafite, será conduzido com o intuito de avaliar as opiniões dos Agentes Fiscais Estaduais Brasileiros sobre as possíveis justificativas éticas da evasão fiscal dos contribuintes.
Um primeiro estudo experimental foi realizado entre os Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Estado do Ceará. Neste segundo momento, será expandida aos Agentes Fiscais das demais unidades da federação, com o apoio da Febrafite .
Segundo Isabel Pires, “a percepção da ética fiscal dos contribuintes na visão da autoridade fiscal é um ponto de partida para entender este fenômeno e suas variantes e pode ser um dos fatores determinantes na melhoria do cumprimento fiscal e consequente diminuição das taxas de evasão fiscal”, avalia.
A pesquisa faz parte de um projeto de Doutorado em Administração Pública, cursado pela Auditora, desenvolvido no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, na Universidade de Lisboa, em Portugal.