Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 20/09/2013

Categoria

Greve paralisa 166 agências, diz Sindicato

20/09/2013.

No primeiro dia de greve, 166 das 507 agências bancárias do Estado estavam paralisadas

No primeiro dia da greve dos bancários no Ceará, 166 agências - das 507 do Estado -paralisaram as atividades conforme o Sindicato dos Bancários. Ontem, com cartazes nas portas, poucos funcionários no setor de autoatendimento informavam aos clientes os serviços disponíveis. Em algumas agências, não havia ninguém para prestar informações. Em outras, havia gente trabalhando no escuro e de portas fechadas, o que aborreceu clientes.

A greve nacional por tempo indeterminado começou ontem. A paralisação se deve, principalmente, ao pedido de reajuste salarial da categoria de 11,93%, que foi negado. Os bancos oferecem 6,1% de aumento. Segundo a categoria a proposta repõe somente inflação do período. Os bancários pedem ainda Participação nos Lucros, fim de metas abusivas e das demissões, mais contratações e investimento em segurança.

Nirvardo Pimentel, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), salienta que, na maioria das agências, somente serviços dos caixas eletrônicos estão funcionando. “Algumas agências estão abertas normalmente, o Sindicato não pode fechar todas. As maiores é que estão com serviços suspensos”.

Na Caixa Econômica da Avenida Duque de Caixas , no Centro, houve filas ontem pela manhã. “As pessoas não sabiam da greve. O gerente daqui foi lá fora conversar com eles. Estamos ajudando os clientes em serviços realizados no caixa eletrônico”, diz Jean Wescley Pontes, recepcionista da agência. Já no Banco do Brasil da Avenida Desembargador Moreira, as portas estavam completamente fechadas. O acesso aos caixas estava bloqueado pelo Sindicato que se mobilizava em frente à agência.

Carlos Eduardo Bezerra, presidente Sindicato, explica sobre o cumprimento obrigatório de alguns serviços e do possível aumento no número de participantes. “Estamos cumprindo o serviço essencial garantido por lei, a compensação. A greve afeta serviços atendimento pessoal, como assessoria, financeiro, abertura de conta, e algumas operações que necessitam de um funcionário”. Pela Lei, a categoria deve garantir 30% do efetivo na ativa. Também funcionam caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, operações bancárias por telefone e casas lotéricas.

Bancos

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por meio de nota, afirma respeitar o direito à greve. “Entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários”.

 

Saiba mais

Como pagar as contas

Contas a vencer: Podem ser pagas pela Internet, caixa eletrônico ou rede 24 horas, aplicativos do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone.

Contas vencidas:

1) Luz, água, telefone, gás: Via canais alternativos do banco: internet, call center, aplicativos para celular, caixas eletrônicos e correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos): Peça ao cedente do título um novo boleto, já com os valores atualizados, ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

3) Quando o boleto é do banco: Peça atualização do boleto pelos canais alternativos, onde também podem ser feitos os pagamentos.

 

Fonte: O Povo