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Publicado em: 22/03/2017

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ESTADO FORTALECIDO NA DISPUTA - CE e Latam devem se reunir em abril para tratar do hub

Presidente-executivo da companhia afirmou que estudos para centro de conexões de voos serão retomados

Consciente de que o Ceará está mais forte na disputa pelo centro de conexões de voos (hub) da Latam Airlines, após a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins à iniciativa privada, o governo estadual quer se reunir com a presidência da companhia aérea no próximo mês para estreitar laços e reforçar que Fortaleza está mais apta do que Natal e Recife para receber o empreendimento.

"Ficamos mais fortalecidos dentro desse jogo. Esperamos ter uma nova reunião com a Latam dentro de um mês, no máximo, para tratarmos de assuntos ligados ao hub. Com a concessão do aeroporto de Fortaleza, estamos na frente nessa disputa. Nossa expectativa é que, até o fim deste ano, a capital vencedora seja escolhida pela companhia aérea", afirma o titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Nessa segunda-feira (20), o presidente-executivo da Latam, Enrique Cueto, informou à agência de notícias Reuters que a companhia vai retomar estudos para a instalação de um hub na região Nordeste do Brasil. "É uma coisa que vamos analisar de novo, porque é conveniente para nós. Vamos retomar os estudos de qualquer forma, para ver onde que nos encontramos", disse.

Momento adequado

Em nota enviada à reportagem, a Latam destaca que o estudo de viabilidade do projeto para a implantação do hub segue no plano de investimentos da empresa, mas, depois de adiar por duas vezes o anúncio da cidade que receberá o centro de conexões de voos, afirma que ainda não tem previsão para divulgar a capital vencedora.

"Dada a situação macroeconômica atual do Brasil, que tem registrado queda significativa na demanda nos últimos meses, e com baixa perspectiva de retomada de crescimento num curto prazo, somado às indefinições de infraestrutura, a escolha da cidade que poderá receber o hub será feita em um momento mais adequado, ainda sem data definida", acrescenta a companhia aérea.

Fraport

O fato de a empresa alemã Fraport AG Frankfurt Airport Services ter vencido o leilão para a concessão do Pinto Martins, realizado no último dia 16, na BMF&Bovespa, em São Paulo, também está sendo vista pelo governo como outro diferencial para definir a escolha da Latam.

Isso porque, dos dez aeroportos administrados pela Fraport na Europa, Ásia e América do Sul, a Latam oferece voos para nove deles, com exceção do terminais de Burgas e Varna, na Bulgária. Para Arialdo Pinho, a atual relação da companhia aérea com a Fraport pode favorecer as negociações para a implantação do hub em Fortaleza.

Atualmente, a Fraport administra os seguintes aeroportos: Frankfurt e Hanôver (Alemanha); Burgas e Varna (Bulgária); São Petersburgo (Rússia); Liubliana (Eslovênia); Antália (Turquia); Délhi (Índia); Xian (China); e Lima (Peru).

"Mais importante do que transformar o aeroporto fisicamente é atrair o interesse das companhias aéreas, oferecendo melhores serviços e mais serviços no Aeroporto de Fortaleza. Isso também depende do planejamento estratégico de cada companhia aérea. Já temos em mente quais podem ser nossas principais parceiras nesse processo", diz a vice-presidente executiva sênior da Fraport, Aletta von Massenbach.

'Mais atrativa'

Na opinião do especialista em aeroportos ouvido pela reportagem, que preferiu não se identificar, Fortaleza ficou mais atrativa para a Latam com a concessão do aeroporto à Fraport, com a qual, segundo ele, o Governo do Ceará precisa fortalecer o canal de comunicação.

"Em termos de operação aeroportuária, há uma grande dificuldade no terminal de Recife, que é administrado pelo governo. No de Natal, apesar da administração privada, a Inframérica está passando por uma série de problemas ligados à manutenção não planejada de pavimento da pista", destaca.

Mesmo que a Capital cearense seja escolhida para receber o centro de conexões de voos da Latam, o especialista acredita que o aumento do número de voos no aeroporto de Fortaleza em razão da concessão e do hub será gradativa.

"As empresas aéreas continuam preferindo operar nos aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos) e do Rio de Janeiro (Galeão), cuja capacidade de receber voos foi aumentada a partir da concessão à iniciativa privada", observa.

Benefícios

A expectativa do governo estadual é que a construção do hub seja incluída no processo de concessão do Pinto Martins, arrematado por R$ 1,5 bilhão. Caso isso não seja possível, o Estado já anunciou que assumirá o compromisso de viabilizar o equipamento, disponibilizando até mesmo um terminal exclusivo para a Latam, além de conceder novos incentivos fiscais à companhia aérea.

Com investimento estimado em R$ 4 bilhões, o hub da Latam deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na cidade onde for instalado. Para o centro de conexões aéreas estão previstos 46 novos voos diários com destinos para a América do Sul e 14 para a Europa.

Diferencial 

"Ficamos mais fortalecidos. Com a concessão do Aeroporto de Fortaleza, estamos na frente nessa disputa.

Arialdo Pinho 
Titular da Secretaria do Turismo do Ceará

"Mais importante do que transformar o Aeroporto é atrair o interesse das aéreas, oferecendo melhores serviços"

Aletta von Massenbach
Vice-presidente executiva sênior da Fraport

Fonte: Diário do Nordeste