Diretoria prestigia solenidade de posse da Comissão Setorial de Ética Pública da SEFAZ/CE
A diretoria da AUDITECE SINDICAL prestigiou a solenidade de posse da Comissão Setorial de Ética Pública da Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará (SEFAZ-CE), que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16 de março, no Comitê Executivo - Sede I.
Os filiados Frederico Moreno e Sáris Pinto foram indicados pela entidade e tomaram posse na comissão que tem o objetivo de promover ações que disponham sobre a conduta ética dos servidores fazendários, além de detectar e decidir sobre casos ou condutas que se oponham aos princípios éticos no ambiente de trabalho.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE), o secretário adjunto, João Marcos Maia; a coordenadora da Assessoria de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Institucional (ADIN), Sandra Olímpio; a secretária executiva da Comissão Setorial de Ética Pública da SEFAZ/CE, Célia Soares; o coordenador da CATRI, Eliézer Pinheiro; e o orientador da CESEC, Gustavo Albuquerque. A cerimônia também contou com a participação dos agora ex-membros da Comissão e de colegas fazendários.
A solenidade foi aberta por Mauro Filho, que, emocionado e em tom de despedida, iniciou sua fala destacando a importância da atividade desempenhada pela Comissão de Ética. Para ele, a instituição é modelo para todo o Estado. Além disso, o secretário ressaltou sua confiança nos membros que tomaram posse: “Eu tenho certeza absoluta de que vocês estão preparados para assumir essa responsabilidade”, afirmou.
Em seguida, Célia Soares reconheceu o empenho e o trabalho desenvolvido pelos membros que compuseram a comissão anterior, para então realizar a leitura do termo de posse dos integrantes da comissão para o biênio 2018/2020, seguida pela assinatura de todos os integrantes.
Na sequência, Sandra Olímpio destacou que o trabalho de conscientização com todos os colaboradores da instituição, que devem primar pelo respeito aos princípios morais e éticos, inerentes à função de um servidor público. Ela também disse que acredita na intenção e boa prática dos servidores fazendários no sentido de ver a SEFAZ/CE sendo modelo também por seu comportamento ético.
O ex-presidente da comissão, Júnior Frutuoso, pronunciou-se destacando que a comissão recebe o desafio de implantar uma revista eletrônica, mas que também recebe uma comissão com baixo estoque de processos.
O diretor da AUDITECE, Juracy Soares, também parabenizou aos colegas que se disponibilizam a cumprir essa nobre tarefa dentro da casa. Ele destacou a relevância da entidade que antecede o exame por parte da corregedoria. “Esse ente é constituído de forma equilibrada para examinar e propor, se for o caso, soluções intermediárias, como o termo de ajustamento de conduta, naquelas situações em que for legalmente cabível”, disse.
Soares ainda sobrelevou o trabalho dos membros que precederam os que agora tomam posse, tanto no sentido do desempenho de suas funções, quanto no legado da regulação.
Adiante, o secretário encerrou a cerimônia, afirmando que o grupo empossado chega num momento muito oportuno, pois devido à crise moral e ética que o país está passando, mais ainda, evidencia-se a necessidade de uma comissão forte.
Participaram do encontro os diretores da AUDITECE SINDICAL Juracy Soares (executivo), Ubiratan Machado (jurídico), Sérgio Sisnando (comunicação), Cássio Bandeira (relações intersindicais) e Marcelo Aquino (aposentados).
Comissão Setorial de Ética Pública da SEFAZ/CE
Membros titulares
Frederico Bruno Mendes Batista Moreno
Imaculada Maria Vidal da Silva
Francisco Otoni de Queiros Moura
Membros Suplentes
Sáris Pinto Machado Júnior
Sandra Silva de Oliveira
Auler Gomes de Sousa