Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 12/02/2016

Diretoria da AUDITECE participa de reunião com Mauro Filho na CESEC

O secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, esteve na manhã de hoje, 12 de fevereiro, na CESEC, para conversar com os supervisores e um grupo de Auditores Fiscais, dentre os quais os diretores da AUDITECE: Paulo Austragésilo, Frederico Moreno, Juracy Soares e Ubiratan Machado. Também presentes o coordenador da CATRI, Eliézer Pinheiro e o orientador da CESEC, Gustavo Albuquerque.

Ao iniciar sua fala, Mauro Filho mostrou apreensão devido ao grave quadro de retração econômica que vive o País, que afeta a todos os estados. Na ocasião, o Secretário ressaltou que a administração tem se empenhado em adotar medidas para cortar custos e aumentar a arrecadação, mantendo o equilíbrio fiscal, sem que isso prejudique o desenvolvimento econômico do Estado. Na sequência, ele disse aos Auditores que gostaria de ouvir sugestões para saber onde a fiscalização pode oferecer um suporte maior ao Estado para aumentar a arrecadação.

Neste momento, o diretor Juracy Soares lembrou ao Secretário que, em setembro do ano passado, a AUDITECE lhe entregou um documento listando uma série de medidas para alavancar a arrecadação a curto, médio e longo prazo.

Após elogiar a competência técnica do gestor da SEFAZ, Juracy reforçou que o compromisso dos Auditores Fiscais é com o Estado. “Entendo as dificuldades no panorama nacional e local, mas, é preciso que a SEFAZ repense vários pontos, como a estrutura física e o quadro funcional da Auditoria Fiscal".

Em sua explanação, o diretor da AUDITECE também rememorou que já existe um levantamento feito sobre o remanejamento, com vagas para Auditoria, necessitando apenas da decisão política interna para que seja efetivado. Segundo ele, o remanejamento de Auditores do Trânsito para a Auditoria implicará num ganho qualitativo que fará muita diferença na arrecadação.


Logo após, o diretor Frederico Moreno solicitou a Mauro Filho uma participação mais efetiva dos supervisores da CESEC no planejamento das ações fiscais da Auditoria. Para ele, é fundamental que os Auditores Fiscais sejam ouvidos, afinal, são eles os mais indicados para sugerir medidas e ações que possam aumentar a eficiência da arrecadação.

Ao final, Gustavo Albuquerque agradeceu a presença de Mauro Filho e falou da importância de se valorizar a CESEC, mostrando a pujança das suas atividades e o espaço fundamental que esta ocupa dentro da SEFAZ, para melhorar o desempenho da Auditoria Fiscal. Segundo ele, a CESEC deve deixar de ser uma célula e virar coordenação, resgatando sua autonomia e participando ativamente do planejamento, afinal, quem conhece as empresas são os Auditores Fiscais.