Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/09/2016

AUDITECE prestigia cerimônia comemorativa aos 180 anos da SEFAZ

O presidente AUDITECE, entidade que legitimamente representa os auditores-fiscais da Receita Estadual do Ceará (AFRE/CE), Juracy Soares, prestigiou a solenidade comemorativa aos 180 anos de criação da Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará (SEFAZ/CE), que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, no auditório da Sede III da Secretaria.

A celebração contou com participação dos secretários de Estado Hugo Figueiredo (Planejamento e Gestão), Flávio Barbosa Jucá (Controladoria e Ouvidoria Geral) e Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social); do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; do secretário de Educação do Município de Fortaleza, Jaime Cavalcante; de representantes órgãos públicos e de instituições financeiras, além de muitos servidores fazendários.

Compuseram a mesa da solenidade comemorativa o secretário da Fazenda Estadual, Mauro Filho, que, representando do governador Camilo Santana, foi o anfitrião do evento; a titular da Controladoria Geral de Disciplina, Socorro França; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilberto Carlos Pontes; o secretário adjunto da Fazenda, João Marcos Maia; e, o ex-secretário da Fazenda Ednilton Suarez, que simbolizou todos dos outros titulares da pasta homenageada.

 

Na ocasião, o presidente do TCE elogiou o trabalho desempenhado pelo corpo funcional da SEFAZ. “O Ceará tem uma Secretaria da Fazenda bem estruturada, com servidores permanentemente treinados, que trabalham pelo desenvolvimento do Estado, a partir de padrões rigorosos de impessoalidade e eficiência”, disse.

O ex-secretário Ednilton Soarez também parabenizou aos fazendários pelo trabalho desenvolvido e destacou a atuação de Mauro Filho à frente da Secretaria. “Este marco mostra que o estado, apesar de pobre, é um estado que se dá respeito, um estado que sabe que as finanças públicas têm de ser bem administradas e que cumpre a missão da Secretaria da fazenda. Nós temos à frente desta casa um secretário responsável, que preza pela responsabilidade fiscal”, ressaltou.

Mauro Filho, por sua vez, sublinhou a importância de todos os secretários que já comandaram a pasta ao logo de quase duas décadas. Para ele, todos contribuíram de forma inquestionável com o órgão e com o desenvolvimento do estado. Esta homenagem foi marcada pelo descerramento da placa que reinaugura o Centro da Memória da SEFAZ/CE – espaço que conta com a galeria de fotos de todos os que capitanearam a instituição.

O anfitrião destacou o trabalho da SEFAZ/CE em tempos de grave crise econômica. “A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará tem tido uma missão extraordinária durante todos esses anos, sobretudo, em momentos de dificuldades, como o que passamos agora com a diminuição da atividade econômica, o aumento do desemprego, a queda da arrecadação, mas a SEFAZ tem procurado sempre manter o estado dentro de um rigor fiscal extraordinário”, afirmou.

O Secretário também sobrelevou o trabalho fundamental dos servidores fazendários: “Quase toda semana temos tido a oportunidade de receber colegas de outros estados brasileiros exatamente para acompanhar o dia-a-dia das ações que são desenvolvidas por esse corpo extraordinário de servidores que contribui de maneira decisiva para o patamar de reconhecimento que o Estado do Ceará alcança hoje em todo o país. Nós somos muito gratos e reconhecemos o papel que todos têm desempenhado ao longo de todos esses anos”, reconheceu.

A solenidade ainda contou o lançamento de selo comemorativo aos 180 anos da instituição. O selo, produzido pela Regional dos Correios, traz a imagem da atual sede administrativa da Sefaz, o Palácio da Fazenda, inaugurado em 27 de novembro de 1927, pelo então secretário Luiz de Morais Correia, e circulará nas correspondências do Estado durante todo o mês de outubro. Em seguida, a peça, que foi idealizada pelo servidor terceirizado, César Augusto Soares, passará a compor o acervo do Museu Nacional de Brasília.