AUDITECE participa de audiência com Governador do Estado
A Diretoria da AUDITECE participou, na tarde desta segunda-feira (28), de audiência com o Governador do Estado, Camilo Santana. O encontro, que ocorreu no Palácio da Abolição, teve a participação do chefe de gabinete do Governador, Élcio Batista; do Secretário Adjunto da Fazenda Estadual, João Marcos Maia; e dos deputados estaduais Ailton Brasil (PP) e Evandro Leitão (PDT), além de representantes da Aafec e do Sintaf.
Ao iniciar o encontro, o chefe do Executivo estadual parabenizou a todos pelo Dia do Fazendário e reconheceu a relevância da categoria para o desenvolvimento do Estado.
A quebra do Teto Remuneratório foi a principal pauta da reunião. Na oportunidade, os representantes da classe ressaltaram a Camilo Santana que os fazendários temem quanto aos seus vencimentos devido à insegurança jurídica que envolve a questão. Os diretores explicaram que solução traria um mínimo impacto financeiro para o Estado.
No entanto, o Governador explicou que tem de atender demandas de várias categorias e que o momento econômico não é propício para medidas que culminem em qualquer impacto nas contas do Estado.
Entendendo a gravidade da situação econômica do País, a diretoria da AUDITECE sugeriu então que a categoria examine uma maneira de garantir a segurança jurídica de sua remuneração sem repercussão imediata nas finanças estaduais.
Camilo Santana se demonstrou solícito à ideia e requereu que a categoria realize um estudo, com a colaboração da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para que o Estado possa avaliar a implementação da proposta de acordo com o comportamento da economia.
Os fazendários ainda salientaram que as entidades representativas da categoria estão trabalhando conjuntamente na elaboração de um documento com medidas que visam o incremento da arrecadação estadual e solicitaram o apoio do Executivo e do Legislativo para implantação dessas sugestões.
Os diretores da AUDITECE reafirmaram ao Governador o compromisso dos servidores da Fazenda com o equilíbrio das contas do Estado, destacando que, independente de qualquer acordo naquele instante, a categoria evida todos os esforços para dotar o Estado dos recursos necessários para superação desta fase difícil.
Na ocasião, os representantes fazendários também levaram a Camilo Santana o pleito referente ao pagamento das promoções de servidores que já implementaram o direito. A reivindicação foi atendida pelo chefe do Executivo Estadual.