Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 30/08/2021

Assembleia define ações da Auditece em relação à Portaria nº 284/2021

A Auditece realizou, na manhã desta quarta-feira, 25/8, virtualmente, sua Assembleia Geral Extraordinária, convocada em caráter permanente, a fim de deliberar sobre o disposto na Portaria Nº. 284/2021, que trata do retorno às atividades presenciais na Secretaria da Fazenda.

Na ocasião, a Diretoria informou que esteve reunida com as Secretárias Executivas, Liana Machado e Sandra Olímpio; a orientadora da Célula de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Cedrh), Dulce Ane Pitombeira; e a assessoria jurídica da Sefaz-CE, Roberta Pita para tratar da nova determinação.

Durante a reunião, os dirigentes da Associação abordaram a questão da biometria prevista na nova portaria, tema sobre o qual receberam a informação de que a inciativa não vislumbra o controle de frequência presencial, mas seria um pré-requisito para institucionalização do modelo de teletrabalho.

A Diretoria ponderou que o retorno ao trabalho presencial seria um retrocesso, considerando o investimento em sistemas que garantem ao AFRE a capacidade de desenvolver plenamente suas atividades remotamente. Contudo, as gestoras garantiram que a Portaria em vigência não será prorrogada e que o órgão trabalha por uma rápida implementação do modelo de teletrabalho, com base em duas prerrogativas: ferramentas de controle de frequência e métricas de mensuração de produtividade. Relativamente ao controle de frequência no retorno às atividades presenciais, a Administração comunicou que ainda não está definido.

A Gestão Fazendária ainda assegurou que a Auditoria é uma das áreas previamente habilitadas à implementação do teletrabalho, tendo em vista que os AFRE’s já desenvolvem suas atividades de forma virtual, com controle de acesso e aferição de indicadores e metas.

Passados os informes, a Assembleia passou a discutir a pauta do pleito para definir as ações da entidade em relação à nova norma que prevê o retorno total da força de trabalho às atividades presenciais.

Após, ampla discussão, a Assembleia decidiu, por unanimidade, dar os seguintes encaminhamentos:

1.:  Participação da Auditece no Grupo de Trabalho (GT) que desenha o novo modelo de teletrabalho na esfera da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará;

2.: No âmbito do GT, elencar grupos que têm atividade regidas por disciplinas específicas.  

3.: Manutenção da vigência da atual portaria, que disciplina os modelos de trabalho remoto e presencial, até que o novo modelo de teletrabalho seja implementado.

4.: Caso não haja êxito no demandado, convocar nova AGE para o próximo dia 8 de setembro.

A assembleia permanece convocada em caráter permanente.