Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 11/11/2014

Categoria

APOSTA NO TURISMO - Árabes estudam rotas aéreas saindo do Ceará

Em visita ao Estado, embaixadores da Liga Árabe demonstraram interesse em estreitar relações comerciais

O encontro de 16 dos 25 embaixadores da Liga Árabe com o secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, na tarde de ontem, sinalizou uma aproximação com grandes companhias aéreas árabes, para a criação de voos saindo do Estado. A agenda dos embaixadores em Fortaleza, nesta segunda-feira, incluiu também uma visita ao Sistema Verdes Mares.

Durante a reunião com a Secretaria de Turismo (Setur), que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, apesar de nenhum acordo ter sido firmado, foram abertas possibilidades de negociação. "Existem cinco companhias aéreas importantes nos países árabes, e nós colocamos a Setur à disposição para, através dessa visita, nos aproximarmos dessas empresas aéreas que tenham interesse em criar rotas a partir do Ceará", destacou Marcos Pompeu.

O secretário ressaltou, ainda, interesse dos estrangeiros no potencial do Estado para o turismo e realização de grandes eventos. "Todos ficaram impressionados com a dimensão do Centro de Eventos e fizeram perguntas sobre em quanto o turismo contribui para o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado", disse Marcos Pompeu.

Capacidade turística

Durante a manhã, em busca de firmar acordos econômicos com o Ceará, 12 embaixadores estiveram em reunião, no Palácio da Abolição, com o governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o senador Inácio Arruda. O embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes, Ibrahim Alzeben, reafirmou o interesse em ampliar os acordos com os empresários locais.

"Viemos para Fortaleza estabelecer o primeiro contato entre o Ceará e os países árabes oficialmente e depositamos muita confiança de que essa visita dará bons frutos", afirmou. O embaixador também ressaltou a importância do turismo para a relação entre os países árabes e o Estado. Segundo Alzeben, as duas regiões possuem um grande potencial no setor, o que deve facilitar ainda mais o estabelecimento de novos acordos.

"Acredito que o turismo é muito importante. Primeiro porque o Ceará é um estado turístico por natureza, enquanto a região árabe tem muito a ver com o turismo religioso, tendo muitos países tanto para a fé cristã, quanto para islâmica e a judaica, sendo uma região muito importante", acrescentou o embaixador dos Países Árabes.

"Nos países árabes temos cerca de US$ 27 bilhões de intercâmbio, o Ceará, infortunadamente, representa apenas 0,55% do total, e viemos aqui ver as oportunidades para que essa balança comercial seja cada vez maior", explicou Alzeben.

Relações comerciais

Na reunião, o governador falou sobre a instalação da refinaria Premium II e sobre as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, setores que segundo ele podem ser uma porta para relações comerciais entre o Estado e os países árabes.

Hoje, o grupo tem uma visita à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste