Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 27/06/2017

Categoria

ALÉM DA LATAM - Com Fraport, CE amplia apostas em hub; Air France na mira

 

Governador se reuniu com a Fraport e disse que o Aeroporto Pinto Martins poderá receber voos de todo o mundo

O governo do Estado do Ceará está apostando todas as fichas para que o Aeroporto Internacional Pinto Martins se torne um hub (centro de conexões). A mais recente investida é na Europa. O governador Camilo Santana e o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), César Ribeiro, se reuniram ontem com a Fraport, vencedora da concessão do terminal aeroportuário da Capital. O chefe do Executivo cearense se mostrou empolgado com o encontro e disse acreditar que o Pinto Martins poderá se tornar, com os investimentos do grupo alemão, "um grande centro de conexões", com voos de todas as partes do mundo.

A agenda de Camilo Santana e César Ribeiro incluirá um reunião com representantes da Air France-KLM hoje. Na pauta, está a tentativa de prospectar novas rotas e investimentos para o Pinto Martins, inclusive um hub.

"Conhecemos todas as instalações e ficamos impressionados com o tamanho e a infraestrutura do aeroporto. Não tenho dúvidas de que, com os investimentos que a Fraport fará, teremos um dos aeroportos mais modernos do mundo e que poderá ser um grande centro de conexões para receber novos voos, com mais qualidade e eficiência para os passageiros", disse o chefe do Executivo estadual, após visitar o Aeroporto de Frankfurt, administrado pela Fraport.

Em seguida, o governador se reuniu com a vice-presidente da Fraport, Aletta von Massenbach, e com diretores da multinacional. "Nós sabemos como operar um hub, e as companhias aéreas estão cientes de que a Fraport sabe operar um centro de conexões. Nós entendemos o que é necessário para desenvolver o serviço e vamos oferecer toda a estrutura para isso", disse Klaus Jeschcke, diretor da Fraport.

A Latam, que tem pretensão de instalar um hub no Nordeste - Fortaleza, Natal e Recife são candidatas a receber o empreendimento - já esteve em contato com a Fraport para tratar sobre o centro de conexões. Entretanto, ainda não divulgou quando irá anunciar qual cidade irá receber o centro de conexões.

Encontros

Hoje (27), em Paris, além de se reunir com representantes da Air France-KLM às 8h30, em Paris, o governador também irá se encontrar com o embaixador do Brasil na capital francesa, Paulo Cesar de Oliveira Campos, às 17h. À noite, às 19h, Camilo irá se encontrar com a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, e com o vice-presidente, Mário Moreira.

Para amanhã (28), está prevista uma reunião com representantes do Instituto Pasteur. "O Polo da Saúde do Eusébio é onde estamos recebendo uma das instituições mais conceituadas do mundo, que é a Fiocruz. Agora, vamos tentar atrair o Instituto Pasteur para funcionar no Polo", afirmou Camilo Santana.

Contrato

Representantes da Fraport e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vêm realizando encontros técnicos sobre a transição da administração do terminal. Um deles, inclusive, ocorreu ontem (26), no aeroporto cearense.

No dia 28 de julho, a Fraport será convocada para assinar o contrato da concessão. A alemã assume o terminal a partir de 28 de outubro, mas ainda com auxílio da Infraero. Somente a partir de 28 de janeiro de 2018, a Fraport assumirá a gestão integral do aeroporto. A empresa deverá investir entre R$ 1,7 bilhão e R$ 2 bilhões no terminal cearense.

tab

 Fonte / Fotos: Diário do Nordeste