Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 19/09/2013

Categoria

3ª maior do País: Ceará cresce mais no NE em setor de serviços

19/09/2013.

Em julho deste ano, a receita nominal do setor cresceu 17,4%, na comparação com igual mês de 2012

Fortaleza/Rio. Um dos principais motores da economia local, o setor de serviços do Ceará registrou um incremento de 17,4% em sua receita nominal (sem descontar a inflação) de julho deste ano, em relação a igual mês de 2012. A expansão foi a maior da região Nordeste e a terceira maior do País, atrás apenas de Mato Grosso (23,5%) e Tocantins (17,7%). O resultado também ficou acima da média nacional para o período (9,0%), conforme divulgou, ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A variação de 18,9% no segmento de serviços prestados às famílias, que inclui os setores de alojamento e alimentação, teve um papel importante no avanço registrado no Estado. A expansão no segmento foi a terceira maior do País, abaixo apenas de Goiás e São Paulo, ambos com alta de 19,2%.

Conforme a pesquisa do IBGE, o avanço nesse segmento foi causado pelo aumento natural da atividade turística durante o mês de julho, provocando a maior procura pelos serviços de alojamento.

O desempenho do Estado também foi influenciado pela expansão nos segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares (26,4%, atrás apenas da Bahia, com alta de 37,6%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (16,7%); serviços de informação e comunicação (7,2%) e outros serviços (11,7%).

Acumulado

Entre janeiro e julho deste ano, a receita nominal do setor de serviços do Ceará acumula um crescimento de 15,6%, em relação a igual período de 2012. O resultado é o segundo maior do País, atrás de Mato Grosso (26,4%). Já em 12 meses, de acordo com o IBGE, a receita nominal do setor de serviços do Ceará acumula uma expansão de 14,9%, novamente, a segunda maior do Brasil, abaixo apenas do acumulado por Mato Grosso (24,3%).

Jornada Mundial

No Brasil, a Jornada Mundial da Juventude ajudou a impulsionar o resultado do setor de serviços no mês de julho, que teve aumento da receita nominal (sem descontar a inflação) de 9% em julho na comparação com o mesmo período de 2012.

O encontro internacional de católicos ocorreu entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. No País, o segmento de serviços prestados às famílias cresceu 12,8% em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Dentro do setor, destacou-se o segmento de serviços de alojamento e alimentação, com crescimento de 13,7%.

"Ocorreram dois fatores: um aumento maior do turismo em um mês em que ocorre naturalmente o incremento da atividade turística e o evento da JMJ", destacou Roberto Saldanha, técnico do IBGE.

 

Fonte: Diário do Nordeste