Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 05/08/2014

Categoria

NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS - 70 ligações e um problema não resolvido

O POVO realizou 70 ligações para a Secretaria de Finanças de Fortaleza, a fim de tirar dúvidas sobre o aplicativo ISS Fortaleza, que emite notas fiscais. Apenas dois números, que não têm relação com o sistema, atenderam

Após a retirada do ar, na semana passada, do antigo sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe), de escrituração fiscal e de emissão de DAM (Documento de Arrecadação Municipal) – o GissOnline -, agora é a vez de os telefones de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza (Sefin) não funcionarem.

Durante toda a manhã de ontem, O POVO ligou para os telefones 3454.5968, 3105.1313 e 0800 280 0155, todos disponibilizados no site da Sefin, para atendimento do público. Das 8h10min às 10h10min, a reportagem discou, de cinco em cinco minutos, para cada um dos três números, mas ninguém atendeu.

Os dois primeiros apresentavam sinal de ocupados, enquanto o segundo tocou até a ligação cair. Das 70 ligações realizadas pelo O POVO, apenas duas foram atendidas, as feitas para os números 3105.1217, de atendimento interno, e 0800 096 1531, do setor Nota Fortaleza.

Nesses contatos, a reportagem foi orientada a acessar o site da Sefin, onde está indicado o aplicativo ISS Fortaleza, e baixar o manual do primeiro acesso para tirar as dúvidas. Perguntado sobre os demais telefones que não atendiam, um dos funcionários admitiu que os respectivos setores têm conhecimento do problema e que as ligações não são completadas por causa de “congestionamento”.

Além do manual do primeiro acesso, apenas por e-mail é possível tirar dúvidas sobre o aplicativo ISS. A reportagem entrou em contato com atendimento.iss@fortaleza.ce.gov.br e obteve uma resposta automática com orientações sobre o sistema. O e-mail, no entanto, não indicava nenhum número telefônico.

Reclamação

O contador Ricardo Matos tem tido dificuldades para emitir notas fiscais com o novo sistema. Para tirar dúvidas, ele tenta entrar em contato, desde a última quinta-feira, com os números disponibilizados pela Secretaria, mas não obteve sucesso.

“Os telefones de atendimento não funcionam. Passo e-mails que sempre vêm com resposta padrão”, reclama. O contador afirma que consegue acessar o ISS Fortaleza normalmente, mas, na finalização, o sistema não permite o envio das informações. “Conversei com outros profissionais que estão passando pela mesma situação. Desde a semana passada, não mudou nada”.

O microempresário Ildo Salvador disse que também teve problemas para ser atendido e sanar as dúvidas . “Só consegui a nota depois que recebi a explicação da Sefin. Mas até conseguir demorou muito”

O POVO entrou em contato com a Secretaria de Finanças, por meio da assessoria de imprensa, para ter uma explicação. O órgão informou que os números de atendimento são esses e que o problema está ocorrendo por causa do congestionamento de ligações.

NÚMEROS

70 ligações foram feitas pelo O POVO ao setor de atendimento

11 dias é o tempo que dura o problema com a emissão de notas

 Para entender

21/6/2013 - O contrato da Prefeitura com a empresa desenvolvedora do programa de emissão de notas fiscais eletrônicas - o GissOnline - foi encerrado. Aditivos passam a garantir a prestação do serviço.

25/6 - (sexta) - De acordo com Jurandir Gurgel, secretário da Sefin, a empresa comunica que iria retirar o GissOnline do site logo após a meia-noite.

26/7 - (sábado) - O serviço de emissão de notas fiscais eletrônicas - o GissOnline - sai do ar. No site da Sefin, um comunicado diz que os serviços serão restabelecidos até as 0h do dia 30. (quarta-feira).

28 e 29/7 (segunda e terça-feira)- Sistema continua fora de funcionamento.

30/7 - (quarta-feira) - O primeiro dia do ISS Fortaleza, que substitui o GissOnline, apresenta muitas falhas.

31/7 - (quinta-feira) - Apenas 35% dos usuários conseguem emitir notas. Muitas pessoas vão à sede do órgão para obter informações

4/8 - (segunda-feira)- Após nove dias, o site continua com problemas e não emite alguns tipos de notas.

 

Repórter: Andressa Bittencourt

Fonte: Jornal O Povo