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Publicado em: 05/04/2016

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CONCESSÃO DO AEROPORTO - Indefinição sobre hub não afasta investidores

Quem afirma é André Facó, secretário da Infraestrutura: "o hub agrega valor, mas não retira os atrativos"

Estudos de viabilidade técnica e econômica para a realização da concessão do Aeroporto de Fortaleza demonstram que investimentos no equipamento são viáveis mesmo sem o centro de conexões de voos (hub) da TAM. Esta é a resposta do Governo do Estado à nota publicada na coluna Radar On-line, da revista Veja, em que diz que a concessão do Aeroporto Pinto Martins não desperta interesse de investidores, especialmente estrangeiros. Segundo a coluna, há dúvida sobre o tráfego da Capital e indefinição se a TAM fixará seu hub em Fortaleza.

“Não entendemos como a não definição da instalação do hub em Fortaleza pode ser impeditivo para as empresas investidoras. O hub agrega valor, mas não retira os atrativos turísticos e logísticos que temos por conta da nossa localização privilegiada. Além disso, acreditamos que o Ceará tem todas as condições necessárias para a vinda do hub”, declara André Facó, secretário da Infraestrutura do Estado.

Em relação ao tráfego na Capital, David Goldberg, da Verax - empresa integrante do consórcio Aéreo Brasil, responsável pelo estudo de concessão do Aeroporto de Fortaleza, diz que o setor de aviação teve “frustração” com as quedas do Produto Interno Bruto (PIB) do País. “Existe correlação entre volume de passageiros e PIB, mas, investidor olha o cenário de longo prazo e vê esse, de agora, como transitório. Acho prematuro dizer que não há investidores interessados antes de lançar o edital”, afirma.

Facó acrescenta que o Aeroporto de Fortaleza foi o que mais recebeu propostas de empresas para a realização de estudos de viabilidade para a concessão. Segundo O POVO publicou, em julho de 2015, Fortaleza recebeu 27 propostas, Salvador teve 26, Florianópolis recebeu 24 e Porto Alegre teve 23 na fase de seleção para elaboração dos estudos.

O aeroporto da Capital cearense foi, ainda, o único que recebeu estudos dos três consórcios habilitados, conforme mostrou O POVO em outubro.

Andamento

A previsão do Governo Federal é que o edital de concessão saia em junho. O Executivo espera conclusão de análise dos estudos de viabilidade pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para lançar edital de concessão. Segundo nota do órgão, a análise de Fortaleza já está concluída. “Não é possível precisar prazo para que o processo seja julgado, embora já esteja em seu estágio final de apreciaçãos. Não há obrigatoriedade de aguardar o pronunciamento do TCU para que se publique o edital”, afirma em nota.

O POVO procurou a Secretaria da Aviação Civil (SAC), mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Saiba mais

Investimentos previstos para os aeroportos concessionados são de R$ 7,1 bilhões

São R$ 1,8 bilhão em Fortaleza que será concedido por 30 anos, R$ 2,8 bilhões são previstos para Salvador, R$ 1,7 bilhão para Porto Alegre e R$ 918 milhões para Florianópolis

Os investimentos são para o período de vigência das concessões.

A Infraero não terá participação acionária.

Será exigida a antecipação de 25% do valor de outorga na assinatura do contrato. A estimativa das outorgas é de R$ 3 bilhões.

Fonte: O Povo