Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 17/05/2016

Categoria

INVESTIMENTOS - Novo sistema do FDI já em licitação

Camilo se reuniu com seus secretários e definiu os projetos com prioridade no momento

Em tempos de crise e queda na confiança do mercado, atrair investidores tem se tornado uma das prioridades para retomar o crescimento econômico e gerar empregos. E é exatamente isso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará pretende alcançar com a entrega de dois produtos importantes para o Estado: a Sala do Investidor e o novo sistema do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Segundo a titular da Pasta, Nicolle Barbosa, ambos estão na fase final de execução e devem ficar prontos em breve.

"A Sala do Investidor já está em licitação, assim como o sistema do FDI. Queremos entregar em breve esses dois produtos que fazem parte do nosso planejamento", afirmou Nicolle, ontem, no Palácio da Abolição, após sair de reunião dos secretários com o governador Camila Santana. Segundo ela, o novo sistema do FDI vai dar maior velocidade para a captação de investimentos, tendo em vista que a liberação do benefício será mais rápida para quem pleiteia.

"Quando chegamos à SDE isso demorava de oito a nove meses. Com uma reformulação, já conseguimos diminuir esse prazo para cerca de quatro meses. Agora, com o novo sistema do FDI, vai ficar tudo online e ainda mais rápido. Quando tivermos reunião do Cedin (Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial), por exemplo, o investidor já sairá apto para usar o incentivo", destacou a secretária.

A Sala do Investidor, por sua vez, será um espaço onde as câmaras setoriais terão acesso a dados trabalhados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece) e apoio de membros do sistema SDE. "Vamos traçar toda a cadeia produtiva dos setores. A partir desse levantamento, vamos saber o que precisamos atrair para completar as cadeias produtivas e onde alocar isso, respeitando as vocações e potencialidades das regiões do Estado", reforçou Nicolle Barbosa na época em que lançou o produto, em 2015.

Estrutura de gestão

Também presente na reunião de ontem com o governador, o secretário para Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann, disse que Camilo apresentou "toda uma estrutura de gestão" para o atual momento de desenvolvimento do Estado. "Para mim, foi o ponto alto. O governador pontuou os projetos que têm prioridade atualmente, tanto por seu impacto social, como também por sua viabilidade de implantação. Ter esse modelo de gestão é importante", disse.

Fonte: Diário do Nordeste