13° Encontro do Fisco Estadual Cearense discutirá Seguridade Social
O 13° Encontro do Fisco Estadual Cearense já está programado! O evento será realizado no dia 21 de setembro, no Hotel Sonata de Iracema, localizado na Av. Beira Mar, 848 - Praia de Iracema, Fortaleza - Ceará.
O já tradicional Encontro é um evento promovido pela AUDITECE, entidade que legitimamente representa os Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Ceará (AFRE/CE), onde são debatidos temas de relevante interesse às atividades tributária, jurídica e fiscal. Em sua décima terceira edição, o evento debaterá assuntos relacionados às políticas fiscais do Brasil referentes à Dívida Pública e à Seguridade Social.
Tendo em vista que a reforma da previdência é apontada como pauta estratégica na agenda do governo para 2016, o Encontro do Fisco Estadual Cearense se consagrará como palco da desmistificação do déficit do sistema previdenciário brasileiro, com a palestra proferida pela professora Denise Gentil (UFRJ): "A POLÍTICA FISCAL E A FALSA CRISE DA SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA".
A palestrante, que esteve em Fortaleza recentemente, retornará à capital cearense exclusivamente para o evento promovido pela AUDITECE - entidade que legitimamente representa os AFREs. O objetivo é analisar aspectos que, de acordo com sua pesquisa, comprovam a inexistência de déficit no sistema previdenciário atualmente vigente no Brasil. Em sua abordagem, Denise Gentil utiliza tabelas, cujas informações têm como fonte o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que apresentaram as receitas, despesas e o resultado orçamentário da Seguridade Social entre os anos de 2008 e 2015.
O diretor de Comunicação e Eventos da AUDITECE, Sérgio Sisnando, destaca a relevância da explanação de Denise Gentil. “É uma palestra muito esclarecedora! Ela desconstrói, com propriedade, por meio da análise de dados oficiais, o discurso do déficit previdenciário. Por isso, reforço a importância da participação dos nossos associados nesse momento em que nos é oferecido um contraponto consistente à reforma da Previdência que vem sendo planejada pelo Executivo Federal”, avaliou.
Além dessa palestra, o Encontro debaterá “DÍVIDA PÚBLICA E POLÍTICA FISCAL – OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO”, por meio de exposição ministrada pelo representante da Auditoria Cidadã da Dívida, Matheus Magalhães.
O encerramento do 13° Encontro do Fisco Estadual Cearense será marcado pela comemoração do Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual (21 de setembro) e do aniversário de 16 anos de fundação da AUDITECE, que serão celebrados com um almoço oferecido pela entidade aos associados presentes. Participe!
Confira a programação completa do XI Encontro Estadual do Fisco Estadual Cearense:
21 DE SETEMBRO - PROGRAMAÇÃO
8h– Café de Boas-Vindas
8h30min – Abertura (Banda "Tô nem Vendo")
9h – Palestra discutir “DÍVIDA PÚBLICA E POLÍTICA FISCAL – OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO”
* Me. Matheus Peres Machado Magalhães - Núcleo DF da Auditoria Cidadã da Dívida.
10h – Intervalo
10h30min – Palestra "A POLÍTICA FISCAL E A FALSA CRISE DA SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA".
** Dra. Denise Lobato Gentil (UFRJ)
11h30min – Encerramento
11h45min – Almoço comemorativo aos 16 anos de AUDITECE e Dia do Auditor-Fiscal da Receita Estadual.
* Matheus Peres Machado Magalhães, mestrando em Política Social pela Universidade de Brasília, integrante do Grupo de Estudos em Seguridade Social e Trabalho (GESST) do Programa de Pós-Graduação em Política Social da mesma Universidade, e do Núcleo DF da Auditoria Cidadã da Dívida.
** Dra. Denise Lobato Gentil - Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981). Atualmente é Professora Associada 3 do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.