AUDITECE oficia Secretário sobre presença de software "VNC" nas estações de trabalho dos AFREs
A Diretoria da AUDITECE, entidade que legitimamente representa os Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Ceará, protocolizou nesta terça-feira (04), junto ao Secretário da Fazenda Estadual Mauro Filho, ofício em que denuncia a instalação de um software "VNC" nas estações de trabalho dos auditores-fiscais. O programa permite não apenas a visualização, por parte de terceiros, do trabalho desempenhado pelo AFRE, mas também a alteração/manipulação dos dados e arquivos que estão naquela CPU.
A diretoria sobreleva a gravidade da situação, que compromete a segurança das atividades desenvolvidas pelos AFREs, já que não se tem conhecimento sobre quem pode ter acesso a tais informações tampouco se os dados trabalhados estão sendo manipulados. Além disso, a circunstância reportada se constitui em quebra do sigilo fiscal, tendo em vista que abre o acesso aos dados a terceiros não autorizados.
No documento, que também foi encaminhado ao coordenador da CATRI, Eliezer Pinheiro e ao orientador da CESEC, Gustavo Albuquerque, a AUDITECE requer a apuração dos fatos e imediata resolução no sentido de garantir a segurança e o bom desempenho das atividades da Auditoria-Fiscal cearense.