Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 13/02/2017

Desinstalação de suíte de aplicativos prejudica trabalho dos AFRE

A Administração da Secretaria da Fazenda Estadual do Ceará (SEFAZ/CE) está desinstalando as licenças de aplicativos Microsoft Office das máquinas das estações de trabalho da CESEC. As ferramentas são imprescindíveis para o manuseio de dados que recebem dos contribuintes e da própria SEFAZ. 

A partir da conclusão da iniciativa da Administração Fazendária, os profissionais do Fisco cearense serão submetidos a situações complicadas ao desenvolvimento de suas atividades. Para exercer suas funções com eficiência, passarão a contar com uma das seguintes alternativas: 

 

1.: Terão que adquirir a licença desses aplicativos do próprio bolso (“pagar para trabalhar”); 

2.: Aguardar na fila para utilizar um único computador que ainda eventualmente tenha a licença instalada naquela sala; ou 

3.: Trabalhar com licenças piratas? Executando um trabalho dessa relevância? 

A gestão da SEFAZ disponibiliza também a opção de suíte de aplicativos livre, denominada BR Office. Entretanto, esse software apresenta muitos entraves que impedem a plena usabilidade. Entre tais restrições está a limitação da quantidade de linhas de dados, o que impossibilita a manipulação de grandes massas de informações, prejudicando o pleno exercício das atividades dos AFRE. 

A AUDITECE, entidade que legitimamente representa os AFRE-CE, ressalta que considera a situação insustentável e que realizará todas as ações cabíveis para garantir que a gestão da SEFAZ forneça ferramentas de trabalho adequadas ao desenvolvimento das atividades da categoria. 

Nesta quarta-feira (15), a diretoria se reunirá com a Administração e tratará desta pauta, a fim de cobrar providências urgentes.