DECISÕES IMPORTANTES - Assembleia da CAFAZ será amanhã (2)
Melhor plano de saúde do Estado por anos seguidos, a Caixa de Assistência dos Fazendários cearenses carece de recursos extra para a manutenção de sua excelência. Este é o principal motivo para convocação da assembleia geral extraordinária, que ocorrerá amanhã (sexta-feira), dia 2 de fevereiro, às 8h, no auditório da Sefaz.
A participação de todos no pleito é importantíssima, pois a AGE pretende alterar o estatuto da instituição, com objetivo de manter a sustentabilidade financeira diante dos desafios que se apresentam, tais como a falta de oxigenação da carteira de beneficiários (falta concurso público e sobram exclusões do Plano); perda do poder aquisitivo do servidor fazendário; maior longevidade da população assistida (o que requer mais cuidados e evolução da carteira na última faixa etária; evolução tecnológica em ritmo galopante, tendo por consequência o custo-saúde em constante elevação; inflação-saúde apresentando índices bem maiores que os demais índices; e a judicialização da saúde.
A Direção visitou unidades da capital e do interior, conversou com entidades da família fazendária e Conselho Gestor da Sefaz e mostrou a presente situação da Caixa e a necessidade de buscarem-se meios de perenizar seus valorosos projetos, programas e campanhas. A ideia foi bem aceita por todos, há entendimento sobre a necessidade de mudanças.
Conheça as principais alterações propostas:
- Abertura para o ingresso de novos beneficiários servidores públicos estaduais.
- Necessidade de inserir capítulo que regule as eleições - atual não contempla.
- Alteração do mês de posse da Diretoria (Presidente, Diretor Executivo e Diretor), Conselhos de Administração e Fiscal, considerando o ano civil de janeiro a dezembro (atualmente, o mandato se inicia no primeiro dia de junho). Sendo certo que a atual gestão terá o seu mandato reduzido.
- Criação do Conselho Consultivo formado pelos três últimos ex-presidentes.
Efetividade na comercialização
Como vai ser?
A CAFAZ providenciará o registro dos novos produtos (CAFAZ MAX PREMIUM, CAFAZ PREMIUM e CAFAZ EXECUTIVO) na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Tais produtos apresentam coberturas específicas para cada perfil de público que se deseja alcançar, inclusive com coparticipações diferenciadas, aplicação de franquia, sem cobertura para atendimento domiciliar e rede credenciada restrita. Seguramente, os planos dos fazendários possuem coberturas e benefícios mais amplos.
Convênio Cafaz X Orgãos do estado
(PGE, SEPLAG, SECON, FUNECE etc.)
O vínculo dos demais orgãos com a Caixa dar-se-á por meio da celebração de convênio, tendo como objeto a comercialização do produto (plano de saúde) proposto pela Cafaz.
Com a celebração do convênio, será definida uma agenda de visitas da equipe da Cafaz, para a realização, junto aos interessados, do preenchimento de formulário de intenção para adesão ao produto. Essa atividade será desenvolvida em prazo previamente estabelecido entre a Caixa e o orgão.
Após a constatação da viabilidade em captar a carteira de clientes do orgão já analisado, por meio de estudo atuarial, serão emitidos os contratos individuais a cada grupo familiar, para as devidas assinaturas. Somente após esta etapa é que será feita a inclusão no sistema. Constatada a possibilidade, a CAFAZ procederá à adesão do grupo em seu sistema de gestão.
Saiba todos os detalhes das alterações aqui
Todos estão convocados para a Assembleia Extraordinária para Alteração dos Estatutos da Cafaz na sexta-feira, dia 02 de fevereiro/2018, às 8h, no auditório da Sefaz!