Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 10/10/2019

Auditece realiza visitas de avaliação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A Diretoria da Auditece, com o apoio de associados convidados realizou as visitas técnicas de avaliação dos projetos cearenses inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Ao todo, foram visitadas 4 instituições e 3 escolas em várias regiões do estado.

Confira:

INTERIOR

Cariri e Sertão Central

O diretor da Auditece representante da Auditoria Fiscal no Interior, Fernando Pimentel, acompanhado do conselheiro fiscal Francisco Rodrigues, realizou visitas técnicas de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal localizados na Região do Cariri e no Sertão Central do estado.

A Auditece foi recebida por representantes dos projetos  "Vamos falar de Tributos", da Escola de Ensino Médio Joaquim Josué da Costa, localizada no  município Deputado Irapuã Pinheiro, no Sertão Central do Ceará;  "Educação Fiscal e Cidadania no Quotidiano Escolar", do Colégio Metropolitano, na cidade de Barbalha/CE; e "Semana Cearense de Educação Fiscal", do Centro Integrado de Educação Fiscal (CIEC), realizado na Região do Cariri.

 "Foi uma experiência fora de série, uma vivência muito positiva, porque constatamos que é por meio da educação fiscal que nós conseguiremos tornar nosso país diferente. É educando as crianças desde as primeiras séries, como o projeto do Colégio Metropolitano, de Barbalha; é promovendo eventos como a Semana da Educação Fiscal, do CIEC , que movimentou a região do Cariri; e é vendo dois alunos despertarem uma comunidade inteira para a importância social dos tributos, como o projeto da escola Joaquim Josué da Costa, localizada na cidade Deputado Irapuã Pinheiro. Então, foi muito gratificante! Esse é o caminho que queremos para o nosso país", destacou Fernando Pimentel.

Viçosa do Ceará

Os Auditores Fiscais da Receita Estadual (AFRE-CE) associados à Auditece Ireland Oliveira e Paulo Melo visitaram, nesta quarta-feira (2), a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Irmã Lins, localizada no município de Viçosa do Ceará.

A ação, capitaneada pela Auditece, faz parte do processo de avaliação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que chega à sua oitava edição em 2019. Entre os quesitos avaliados pelos Auditores estão criatividade, inovação e sustentabilidade.

Os AFRE’s aproveitaram a ocasião para promover um bate-papo com os estudantes sobre educação fiscal.

A Auditece ressalta a participação de seus associados na iniciativa que busca promover a cidadania fiscal e agradece pelo atendimento imediato ao convite feito pela Associação.

 

CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA

Fortaleza

O diretor de desenvolvimento técnico-profissional da Auditece, Sérgio Sisnando, visitou e avaliou uma escola e uma instituição na capital cearense. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).  Na ocasião, o dirigente foi recebido pela professora Paula Carvalho, que apresentou as atividades do projeto, que atualmente, atinge escolas de tempo integral de todo e Ceará.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Walter Sá Cavalcante também recebeu a visita do dirigente da Auditece. O professor responsável, Ricardo Normando, recepcionou o avaliador e destacou as iniciativas do projeto, o qual consiste em uma disciplina eletiva, que em instância piloto foi aberta aos alunos e comunidade.

Região Metropolitana

A Secretaria de Finanças do Município de Horizonte, localizado a cerca de 30 km da capital, também recepcionou o diretor da Auditece para apresentar o projeto inscrito na maior premiação voltada à cidadania fiscal do país.

O encontro contou com a participação da Secretária de Finanças, Irana de Fátima, e de toda a equipe de Educação Fiscal da Sefin/Horizonte. O grupo apresentou o resumo de suas atividades entre os anos de 2017 a 2019, além de apresentar toda prova documental das ações do projeto, que conta com distribuição de cartilhas explicativas, programas de rádio, visitas às escolas públicas, produção de esquetes teatrais e palestras em faculdades, além do Prêmio de Educação Fiscal promovido pela Secretaria.