Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 13/12/2022

Emoção e alegria: Prêmio Joaseiro marca festa da Auditece

A alegria e a emoção ditaram o ritmo da entrega do Prêmio Joaseiro e da confraternização anual da Auditece, em festa realizada na noite do último sábado, dia 10 de dezembro. O evento, que ocorreu no Lulla’a Mansão, contou com a participação de quase 300 pessoas. Na ocasião, Auditores Fiscais associados e suas famílias e convidados prestigiaram a grande homenagem da Associação às personalidades agraciadas com o Prêmio Joaseiro (Edição 2022) – maior honraria institucional concedida pela Auditece. A deputada federal Gorete Pereira também marcou presença no evento.

juki

O diretor executivo da Auditece, Juracy Soares, fez seu pronunciamento de abertura desejando as boas-vindas e ressaltando a importância da premiação. Ele destacou as contribuições da Associação nas áreas política e social e no avanço da categoria.

n hjbhvftct

Após as palavras do presidente, iniciou-se a cerimônia de entrega do Prêmio Joaseiro. Os primeiros agraciados da noite, na categoria “In Memoriam”, foram Farley Teixeira – representado por sua esposa Gardêna Barbosa e sua filha Graziela Teixeira, que receberam o troféu do Diretor Jurídico da Auditece, Sáris Pinto – e  o saudoso Evanildo Carneiro, representado por sua esposa Lourdes Carneiro, que recebeu a comenda das mãos da irmã o AFRE, Elizabeth Carneiro. 

nlbliuvyuccv

Em seguida, foi a vez dos agraciados por “Relevantes Serviços Prestados à Categoria Fazendária”.

ujbgy

Richter Brasil recebeu o Prêmio Joaseiro das mãos do diretor-executivo da Auditece, Juracy Soares; e Ana Paula Pinheiro teve a honraria entregue por sua amiga e servidora fazendária Roberta Viana. 

mkob


Na categoria “Notório Saber”, Marcos Costa recebeu Prêmio Joaseiro das mãos de seu filho Davi Costa.

mknjh

E Raimundo Frutuoso Júnior teve a comenda entregue pelo colega AFRE Leilson Cunha.

jgfgjik

Finalizando o momento de homenagens, Inês Teixeira foi agraciada na categoria “Trajetória Fazendária Memorável” tendo recebido a premiação do Diretor Administrativo Financeiro da Auditece, Cássio Bandeira.

jkhfvui

Agraciado na mesma categoria, José William Magalhães recebeu o Prêmio Joaseiro das mãos de sua filha Fernanda Laura Magalhães.

knh

Em nome de todos os agraciados, Marcos Costa realizou um breve pronunciamento no qual teceu agradecimentos à Associação e sobrelevou a necessidade de união da categoria. “Nós temos de valorizar a Auditece, que tão bem nos representa em vários âmbitos. Sem a atuação da nossa entidade, nós não teríamos avançado em várias conquista hoje consolidadas”, destacou.

Ao final da cerimônia, agraciados e diretores participaram de um brinde simbólico às realizações do ano que se encerra e ao desejo de sucesso em 2023.

mbhivtftc
Em seguida, o jantar foi servido e os convidados foram brindados com muita música e descontração. A animação da festa ficou por conta da Dj Sandra Bull e da Banda Versatt.

Durante a noite especial, a Auditece também empreendeu o tradicional Fisco Solidário, que colocou à venda mini juazeiro para destinar toda a arrecadação com a ação ao Lar Amigos de Jesus, entidade que acolhe e presta auxílio a criaças e adolescentes com câncer no Ceará.

Todos os agraciados foram escolhidos por meio de votação entre os AFREs. 

Saiba mais sobre os homenageados da noite:


IN MEMORIAM


José Evanildo Carneiro 
Ingressou na Secretaria da Fazenda em 11 de agosto de 1981. Daquele ano até 1983 foi designado para Inspetoria Estadual de Finanças da Sefaz. Em 1984, foi nomeado para a função de Auditor do Contencioso Administrativo Fiscal do Estado, mesmo ano em que passou a compor Grupo Especial de Perícias e Diligência Fiscais do Contencioso. Em 1988, exerceu função de perito do CONAT. Naquele mesmo ano, o presidente do órgão emitiu a Evanildo elogio público no qual atribuiu louvor pelo excelente trabalho desenvolvido. O AFRE afastou-se das atividades da Sefaz-CE por alguns anos para tratamento de saúde.

No ano 2000, retornou ao trabalho de Auditor, passando pelos Núcleos de Auditoria da Aldeota e da Água Fria, além de atuar na CESEC, na Setorial Couros e Calçados. Em 2010, passou a trabalhar na Setorial Químicos, onde ficou por 10 anos. Em 2020, foi lotado na Setorial Produtos Têxteis, onde atuou até nos deixar precocemente.

Francisco Farley Cordeiro Teixeira
O sorriso acolhedor e o carisma inconfundível permearão a memória dos que tiveram o privilégio de conviver com o saudoso Farley. Auditor Fiscal da Receita Estadual, ingresso na Secretaria da Fazenda por meio do concurso público de 1993, entrou na Casa lotado no Posto Fiscal de Queimadas, em 1994, tendo sempre atuado na atividade-fim e passado por várias CEXAT’s, também trabalhou no setor de inteligência fiscal.

Em 2004, esteve lotado em Caucaia, onde permanecera por um ano. De 2005 a 2021 se dedicou à Auditoria Fiscal na Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos – CESEC, tendo deixado sua marca nas setoriais Químicos e Automotivos. Francisco Farley Cordeiro foi uma personalidade inesquecível, de convivência leve, prestativa, de um amor inquestionável à causa fazendária.

Deixou-nos precocemente, em janeiro de 2021, vítima de um acidente doméstico. A partida de Farley sobrelevou da categoria a importância dos sentimentos de companheirismo e de amizade que ele não apenas apregoou, mas que vivenciou em quase trinta anos dedicados ao Fisco cearense.


RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À CATEGORIA FAZENDÁRIA

Richter Moreira Brasil
Ingressou na Secretaria da Fazenda por meio de concurso público, em 26 de março de 1990. Graduado Em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), ele é especialista em Controladoria e mestre em Economia, ambos os títulos conquistados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Poliglota, além do português tem domínio sobre os idiomas inglês, espanhol e francês.

Na Secretaria da Fazenda ocupou a função de coletor, em 1991, Na Coletoria Especial da Parangaba. Depois, dedicou sua carreira à auditoria de empresas, tendo passado por diversas setoriais na Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos (CESEC). É facilitador de cursos relativos ao sistema Auditor Fiscal Eletrônico do Estado do Ceará, dentro da própria Sefaz-CE. Atualmente, está lotado no Núcleo Setorial Químicos.

Richer Brasil também foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em sessão solene alusiva ao dia do Auditor Fiscal realizada no ano de 2019.

Ana Paula Bezerra Pinheiro
Ingressou na Secretaria da Fazenda, por meio de concurso público, em 1993, após uma breve passagem pelo Tribunal de Justiça. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ela tem orgulho de ser filha de Luiz e Alzimira; esposa de Ernani e mãe de dois filhos: Ernani e Mateus.

Sua trajetória na Sefaz-CE foi dedicada à auditoria de estabelecimentos. Com o advento da CESEC e a respectiva divisão da auditoria por setores econômicos, sempre atuou no núcleo Setorial Alimentos, onde ocupa, há dois anos, o cargo de supervisora.

Foi facilitadora de cursos para utilização da ferramenta de manipulação de banco de dados Idea. E, mais recentemente, trabalhou no projeto de desenvolvimento e automação do CAF-e, software de auditoria do qual também é facilitadora em cursos promovidos pela Sefaz-CE.

Ana Paula Bezerra Pinheiro, em 2017, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, durante Sessão Solene alusiva ao dia do Auditor Fiscal.

NOTÓRIO SABER

Raimundo Frutuoso de Oliveira Júnior
Frutuoso ingressou na Secretaria da Fazenda em 15 de junho de 1992. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especializado em Gerência Avançada de Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito e Processo Tributário pela Unifor, ele é Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja Dissertação foi publicada em livro intitulado “A análise econômica do Direito e o uso da Curva de Laffer na efetivação do direito fundamental à vedação do confisco tributário”. A obra teve seu lançamento oficial realizado pela Auditece por meio do Projeto Talentos do Fisco.

Frutuoso já ocupou as funções de supervisor do Núcleo Setorial de Bebidas e do Núcleo Setorial de Produtos Farmacêuticos, além de ter sido designado para a função de orientador da Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos (CESEC). O AFRE também foi coordenador da extinta COREX, atual Coordenadoria de Atendimento e Execução (COATE). Hoje, ocupa o cargo de primeiro vice-presidente do Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará, o CONAT.
 

Marcos Costa de Oliveira
Ingressou no serviço público estadual junto às fileiras da Secretaria da Fazenda em 23 de setembro de 1981. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Marcos Costa é especialista em Direito e Processo Tributários pela Unifor. Na Secretaria da Fazenda, exerceu a chefia de Coletoria Estadual, entre os anos 1982 e 1988.

Ele foi assistente das Regionais I e II, de 1988 até 1991, ano a partir do qual foi nomeado de Delegado Regional da Fazenda, função que exerceu por seis anos. Em 2003, ocupou o cargo de Coordenador de Administração Tributária. Desde 2003, exerce a atividade de auditoria de empresas, lotado na Coordenadoria de Monitoramento e Fiscalização. Atualmente, está em atividade na Setorial Químicos.

TRAJETÓRIA FAZENDÁRIA MEMORÁVEL

Inês Cristina Teixeira
ingressou na Secretaria da Fazenda por meio de concurso público em 1993. Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e pós-graduada em Administração e Negócios pela Universidade de Mogi das Cruzes, Inês é mestra em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na Sefaz-CE, sempre atuou na atividade de Auditoria Fiscal, tendo ocupado a função de supervisão de núcleo de auditoria por uma década.

Inês Cristina também foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Sessão Solene alusiva ao dia do Auditor Fiscal realizada no ano de 2018.

José William Magalhães
Ingressou na Secretaria da Fazenda em 15 de janeiro de 1965. É graduado em Administração pelo Instituto de Administração e Gerência do Nordeste e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A partir de 1965, trabalhou internamente por um longo período, tendo exercido a função de diretor do centro de informações da Sefaz-CE por quase uma década. Posteriormente, foi nomeado diretor da Divisão de Controle de Documentos de Arrecadação, onde atuou por 6 anos e 8 meses. Em 1986, ingressou na Auditoria Fiscal onde trabalhou nas delegacias de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Crateús, Crato, Quixadá, Iguatu, Russas e Aracati.

Afastou-se das atividades fazendárias seguir novos sonhos na aposentaria em 29 de junho de 2011, após 46 anos e 06 meses de serviços prestados ao Fisco cearense, deixando sua marca indelével na história da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Ainda nesta semana serão disponibilizados todos os registros oficiais da noite.