Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 21/02/2014

Categoria

SOLENIDADE NA RMF - Educação contributiva aplaudida; desonerações vão continuar

21/02/2014.

A noite de ontem foi de festa para empresários que auxiliam no desenvolvimento do Estado do Ceará

Um reconhecimento àqueles que por meio do repasse dos impostos ajudam a alavancar a economia estadual, contribuindo, ainda, para a manutenção dos serviços essenciais à população. Assim enalteceu o vice-governador do Ceará, Domingos Aguiar Filho, a parceria entre o governo do Estado e o Sistema Verdes Mares, por meio do Prêmio Contribuintes, que em sua sétima edição entregou na noite de ontem, em Fortaleza, a honraria às empresas que mais contribuíram com o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual.

“O Prêmio Contribuintes é um reconhecimento do Estado do Ceará para com as pequenas, médias e grandes empresas e para aqueles que ajudam a economia estadual crescer, o que se viabiliza por meio da educação contributiva e tudo isso intermediado pelo maior sistema de comunicação do Estado, o Sistema Verdes Mares, com todos os seus veículos de comunicação”, reforçou o vice-governador cearense.

Em seu discurso, ele destacou também o modelo tributário do Ceará, que mesmo desonerando setores, tem conseguido incrementar a sua arrecadação, aumentando, por sua vez, os investimentos necessários a fim de aquecer a economia, citando, como exemplo, o Cinturão das Águas, a maior obra para garantir a segurança hídrica em diversas regiões do Estado.

Representando o governador Cid Gomes, Domingos Filho encabeçou a lista de autoridades presentes à festa, realizada em conjunto com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-CE).

Além das empresas com maior arrecadação de ICMS no Ceará, foram reconhecidas também as entidades que mais enviaram cupons fiscais por meio do Programa Sua Nota Vale Dinheiro, assim como as empresas cadastradas no Simples Nacional na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Nesta edição da premiação, a grande novidade ficou por conta do reconhecimento das dez unidades fazendárias do Fisco estadual que também mais contribuíram para o recolhimento do imposto no ano passado.

Premiação

As empresas da categoria Serviços receberam a honraria das mãos do vice-governador Domingos Filho; as do Varejo, do secretário da Saúde, Ciro Gomes, e do diretor do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso; as entidades filantrópicas, do diretor financeiro do Grupo Edson Queiroz, Abelardo Gadelha Rocha Neto; as optantes do Simples Nacional, do superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto; as da Indústria, do presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira; as do Atacado, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Albuquerque; as unidades fazendárias, do secretário da Fazenda, João Marcos Maia e do deputado estadual Mauro Benevides Filho; e o contabilista Cassius Coelho, das mãos da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha. Estiveram presentes à solenidade, o superintendente do Sistema Verdes Mares, Ricardo Nibon Nottingham; o superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes; o diretor Industrial do Jornal, Antônio Capibaribe Neto; o diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões; e o gerente de Comercialização do Diário do Nordeste, Ruy do Ceará Filho. Antes da entrega da honraria, o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, proferiu palestra avaliando a economia internacional, suas dificuldades, potenciais e ameaças e como esta interage com o Brasil.

Desonerações

Marca da atual gestão estadual, até o fim do governo mais três importantes segmentos da economia cearense deverão ter sua carga tributária reduzida: confecções, móveis e eletrodomésticos e óticas e joias. Foi o que assegurou o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, ao projetar aumento da arrecadação própria do Estado da ordem de 11%, em 2014.

“O avanço da arrecadação, ano após ano, tem propiciado ao Estado estar entre os quatro melhores desempenhos fiscais do País. Uma grande contribuição do Prêmio Contribuintes. Os empresários se sentem orgulhosos com esse reconhecimento público, por estarem auxiliando para o desenvolvimento do Ceará”, disse, ao destacar o desempenho de setores como o varejo, o atacado e o de combustíveis, cujo recolhimento do ICMS cresceram, respectivamente, 21%, 18% e 20%, no ano passado. Esses avanços, segundo o secretário, mais uma vez colocaram o Estado entre as quatro unidades da Federação que mais investiram no País, em 2013.

Símbolo de cidadania e responsabilidade

Excelentíssimas autoridades, minhas senhoras, meus senhores.

Boa noite!

Estamos reunidos, aqui em Fortaleza, para realizar mais uma edição do Prêmio Contribuintes que chega ao sétimo ano como um símbolo vibrante da cidadania e da responsabilidade social. Esta solenidade contempla os maiores contribuintes do Estado do Ceará e também fecha o ciclo de eventos que premiou, ao longo deste mês de fevereiro, as empresas das regiões Sul, Centro-Sul, Central e Norte do Estado que se destacaram no cumprimento de seu dever fiscal.

Fruto da parceria do Governo do Estado com o Sistema Verdes Mares, o tema adotado, neste ano, é “Reconhecimento para quem faz o Ceará crescer”.

O Prêmio Contribuintes é uma justa valorização das empresas cearenses que, por meio do correto pagamento de suas obrigações fiscais, contribuem decisivamente para aumentar a receita própria do erário estadual. Esses empreendimentos, dirigidos por empresários talentosos e éticos, são os verdadeiros agentes do desenvolvimento do Estado. A arrecadação do ICMS se transforma em benefícios para a população em setores vitais, como saúde, educação e segurança pública, além de gerar emprego e renda, promovendo a qualidade de vida dos cearenses.

A campanha institucional estimula as empresas e seus dirigentes a buscarem este reconhecimento honroso perante a sociedade. Desde 2007, centenas de empresas foram agraciadas com este Prêmio, o que acabou desencadeando uma concorrência saudável dentro do mercado para conquistá-lo. O nível da arrecadação no Ceará tem aumentado substancialmente nos últimos sete anos, mercê da atuação técnica e eficiente dos secretários da Fazenda e suas equipes, como pela maior conscientização da necessidade de cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes.

Dessa maneira, o maior grupo de comunicação do Estado, o Sistema Verdes Mares, tem demonstrado competência seu poder como formador da opinião pública. Seus veículos, em conjunto, estão envolvidos na divulgação desta campanha que é um absoluto sucesso. Diário do Nordeste, TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, TV Diário, Rádio Verdes Mares, FM 93 e o Portal Verdes Mares, líderes de audiência e circulação, que operam com alto padrão tecnológico e excelente linha editorial.

Agradecemos o apoio que o governador Cid Gomes sempre tem dado ao Prêmio Contribuintes. Nossa gratidão também ao secretário João Marcos Maia e ao deputado Mauro Benevides Filho pelo entusiasmo que devotam a esta campanha.

Enaltecemos a larga visão empresarial e agradecemos aos nossos patrocinadores: Banco Bradesco, Grupo M. Dias Branco, Banco do Nordeste e a Operadora de Telecomunicações Oi, marcas consagradas e fundamentais para dar vida e consistência ao Prêmio Contribuintes 2013. Agradecemos a presença das demais autoridades, bem como de todos os amigos que prestigiam esta solenidade. Obrigado.

Edson Queiroz Neto

Superintendente da Nacional Gás

O QUE ELES PENSAM

Iniciativa evidencia relação tributos e investimentos

Os tributos, em especial o ICMS, são de grande importância para a economia dos estados, notadamente para o Ceará que, apesar de ser organizado e de estar gerando empregos, é ainda um Estado carente de recursos. Portanto, apoiamos o Prêmio Contribuintes. Anísio Bastos Pereira, Diretor Institucional do Bradesco.

Como agente financeiro do Governo Federal em prol do desenvolvimento da região, o Banco do Nordeste orgulha-se por contribuir na forma de tributos que se convertem em políticas públicas em benefício da população. Por isso, apoiamos o Prêmio Contribuintes. Lúcia de Fátima Barbosa - Sup. de Marketing e Comunicação do BNB.

O Prêmio Contribuintes tem sido importante porque estimula a arrecadação e com estes recursos o Governo vem podendo realizar cada vez mais investimentos em saúde, educação, habitação e segurança, além de gerar mais emprego e renda. Urbano Costa Lima - Diretor de Relações Institucionais da Oi.

O Prêmio tem cumprido o relevante papel de manter em evidência a relação direta entre a arrecadação de tributos e os investimentos que o Estado realiza nas diversas áreas da administração, disseminando a cultura da cidadania nas empresas. Daniel Gutiérrez - Diretor Jurídico do Grupo M. Dias Branco.

Gostaria de ressaltar a iniciativa do governo estadual de reconhecer e premiar os maiores contribuintes de ICMS. Para a Petrobras, é uma honra ser, mais uma vez, reconhecida como uma das empresas que mais contribuem com o desenvolvimento do Estado. Marcos Saldanha - Gerente da Usina de Biodiesel de Quixadá.

É importante dizer que o Prêmio Contribuintes nos permitiu mostrar ao povo brasileiro a parceria entre os setores público e privado. Reconhecer as empresas que pagam seus tributos é dizer-lhes da importância delas para o desenvolvimento do Ceará. Mauro Benevides Filho - Deputado estadual e idealizador do Prêmio.

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste