Pular para o conteúdo principal

Servidor Público: Dedicação ao Bem Comum

As ideias defendidas nos artigos publicados neste Blog são de responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem a posição institucional da Auditece.

 

Publicado em: 27/10/2023

Servidor Público: Dedicação ao Bem Comum

Neste sábado, 28 de outubro, celebramos o Dia do Servidor Público, data que nos convida a refletir sobre o papel vital desempenhado por esses profissionais na estrutura social e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. 

Os servidores públicos, assim como explica sua denominação, estão para servir ao cidadão, são os pilares sobre os quais se sustentam os serviços essenciais que a população brasileira demanda – tais como educação, saúde, segurança e infraestrutura – e que estão previstos na Constituição 1988. O Brasil é um Estado de bem-estar social.

A sociedade depende e conta com trabalho árduo e dedicado desses servidores, desde a arrecadação dos impostos até a concepção, implementação e fiscalização das políticas públicas financiadas por esses recursos. Servidores Públicos são os guardiões da Democracia e do Estado de Direito, garantindo a prevalência do interesse público.

Neste 28 de Outubro, é preciso celebrar a contribuição inestimável desses profissionais. Seu comprometimento em servir à sociedade é um farol de esperança num país que enfrenta os desafios complexos de uma sociedade ainda muito desigual. 
É uma oportunidade de lembrar que um Estado eficaz e responsável depende da dedicação e da ética daqueles que escolheram a nobre missão de servir ao público. 

Ao dedicar um dia do ano ao reconhecimento dos servidores públicos, não estamos simplesmente homenageando esses profissionais exemplares, mas também reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento contínuo dos serviços públicos, que são a espinha dorsal de uma nação progressista e próspera.
 

Autores
Juracy Braga Soares Junior
Juracy Soares é auditor fiscal do Estado do Ceará, diretor de Estudo Tributários da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e diretor executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece). É graduado em Contabilidade pela UFC, mestrado em Controladoria e doutorado em Direito, pela UMSA-AR.
Serviço público Administração Pública