Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 14/01/2015

Categoria

Titular da SDE discute ações com órgãos públicos e privados

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa esteve reunida, ontem, com dirigentes das vinculadas à secretaria Adece, Codece e ZPE Ceará. Dentre os assuntos abordados estavam o processo de reformulação da secretaria e o planejamento estratégico de todo o sistema, bem como a promoção de uma maior integração entre os órgãos. Ela pediu empenho e envolvimento dos dirigentes no que se refere aos projetos prioritários dos 100 primeiros dias de gestão estabelecidos pelo governador Camilo Santana, como o Primeiro Negócio e o Polo Eletrometalmecânico. Nicolle falou, ainda, sobre a perspectiva de criação de novos distritos industriais no Estado, ainda neste ano.

O presidente da Adece, Roberto Smith, destacou o potencial de crescimento do setor calçadista no Ceará. Outro ponto discutido foi a instalação de um estaleiro em Camocim e a realização de melhorias na infraestrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A secretária encerrou a reunião abrindo a pauta para reivindicações da Adece, Codece e ZPE, afirmando que está agendando encontros com outros secretários de Estado para apresentar as demandas transversais e fortalecer o vínculo institucional.

Ela também recebeu, na segunda-feira, a visita do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão Bittencourt, quando foram discutidas parcerias e projetos a serem realizados conjuntamente entre o Governo e a entidade. De acordo com Nicolle, o desenvolvimento pensado pela atual gestão engloba uma pluralidade de setores, indo além do segmento industrial. “Precisamos estabelecer pontes com toda a cadeia produtiva, para fomentar a geração de novos negócios e o fortalecimento dos empreendimentos existentes no Ceará”, destacou.

Para Luiz Gastão, a aproximação com o setor produtivo é importante para criar uma sinergia na busca de novos investimentos. “Trabalhar de forma articulada é o melhor caminho para disseminar ações que beneficiem a sociedade”, disse. A reunião teve o objetivo de, além de buscar a construção de uma parceria, estabelecer vínculo com o importante setor comercial e de serviços. “Não podemos pensar em desenvolvimento econômico apenas do ponto de vista do setor industrial. Queremos fortalecer parcerias com todos os segmentos que possam gerar emprego e renda para a população. Diálogo é fundamental para a criação de oportunidades”, defendeu Nicolle.

Fonte: O Estado do Ceará