Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 15/04/2015

Categoria

Terceirização é discutida por profissionais de RH

Projeto da terceirização pode prejudicar os planos de carreira, apontam especialistas

O projeto de lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização de serviços, poderá afetar o ambiente de trabalho, de acordo com especialistas em Recursos Humanos que participam do III Ceará RH, Congresso de Gestão de Pessoas que será encerrado hoje na Fábrica de Negócios.

De acordo com a diretora da Cia. Sustentável e especialista em responsabilidade social empresarial Christie Bechara, a terceirização prejudicaria os planos de carreiras. “Um dos exemplos é a área de Tecnologia da Informação. Durante anos, esse setor já foi terceirizado e hoje é possível que essa área vislumbre cargos mais altos dentro das corporações de T.I”

A gestora de treinamento e desenvolvimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ilmacir Machado, destaca que a lei da terceirização confronta o papel do RH de inserir a missão da empresa no colaborador, já que o terceirizado não é diretamente vinculado aquela corporação.

“A organização terá dificuldades para manter sua missão alinhada com os objetivos e valores dos funcionários”.

Júlio Castro, gerente geral de RH da Companhia Siderúrgica do Pecém, considera que a lei não deverá prejudicar as relações. “As empresas devem buscar sempre o melhor ambiente para o seus funcionários independente de serem terceirizados ou não”.

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Ceará (ABRH-CE), Jidlafe Rodrigues, ressalta que para um RH estratégico, o profissional deve entender a missão da empresa. “Dessa forma o RH vai ajudar os colaboradores a se compreenderem dentro da missão, alcançando bons resultados ”.

Ele ressalta que o profissional de Recursos Humanos deve reconhecer a importância do seu papel dentro da corporação. Jidlafe destaca ainda a relevância de premiações como o Great Place to Work. De acordo com ele, por meio da iniciativa as empresas se sentem incentivadas a promover um ambiente de trabalho agradável.

SERVIÇO

Ceará RH 2015

Onde: Av. Monsenhor Tabosa, 740

Horário: 9h às 17h30

Informações: www.abrhce.com.br/ceararh2015

 

Fonte: Jornal O Povo