MPEs: Gestão empresarial precisa ser implantada com critério e rigor
Grande parte das micro e pequenas empresas brasileiras possui vida curta, uma vez que encerram suas atividades antes de completar dois anos de atividade. E a falta de gestão é um dos principais problemas enfrentados por esses empresários que, muitas vezes, não tratam a empresa como um negócio, mas como um emprego. O programa Academia de Negócios - coaching e gestão empresarial é uma oportunidade para estruturar as empresas para crescer, criando bases que a levarão a um novo patamar de organização, desempenho e resultados. Com módulos pré-definidos que tratam de dominio (do tempo, financeiro, do destino, da fidelização), nicho (não entrar em guerra de preços), equipe (alinhada e motivada), sinergia (áreas trabalhando em harmonia), entre outros, o programa é uma ferramenta importante para a gestão emrpesarial.
De acordo com Vera Lima, representante da Action Coach no Ceará – líder mundial em business coaching –, a Academia de Negócios é um programa de coaching empresarial, com seis meses de duração, ancorado em uma metodologia de gestão adotada em mais de 50 países, com milhares de empresários satisfeitos ao redor do mundo. É voltado a donos de pequenas empresas ou gestores que querem desenvolver novas formas de gestão, profissionalizar o negócio e atingir objetivos consistentes. Além disso, procura fazer networking e compartilhar experiências com outros empresários, sempre no sentido de melhorar o funcionamento da empresa.
LEVANTAMENTO
Trabalhando apenas com pessoas jurídicas, a Academia de Negócios inicia com um levantamento das demandas e aonde a empresa quer chegar, quais as suas metas, para que sejam traçadas estratégias, a fim de que os resultados sejam alcançados. “Trabalhamos com micro e pequenas empresas que precisam normatizar procedimentos e mapear necessidades. Toda semana há uma reunião para discutir o que foi feito para atingir as metas. Trata-se de uma prestação de contas, pois às vezes o empresário trabalha muito sozinho, até por não poder discutir com funcionários ou fornecedores, os problemas que enfrenta”, explicou Vera Lima.
Ela lembrou, ainda, que os empresários não podem, perder o foco e precisam aprender a delegar missões, pois não conseguem fazer tudo sozinhos. E, neste momento, a qualificação dos colaboradores é essencial, pois eles precisam vestir a camisa da empresa, trabalhar pelo mesmo ideal. “O atendimento é um dos principais diferenciais, que pode levar ao sucesso, ou ao insucesso. Se ele não for bom, de nada adianta um bom produto, uma loja bonita, preço justo, que o cliente acaba não comprando. O empresário tem de trazer o cliente para dentro da loja, a partir daí, são os funcionários que precisam garantir a satisfação do cliente”, ressaltou Vera. A Academia de Negócios começa suas aulas em janeiro e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3241-4466 ou pelo e-mail actionceara@gmail.com.
Fonte: O Estado do Ceará