CE: R$ 65 mi para alavancar turismo e US$ 367 mi em obras
O governo também pretende utilizar US$ 367 milhões em financiamentos internacionais em obras
O Governo do Ceará irá investir R$ 65 milhões até 2016 em campanhas de divulgação para alavancar o turismo em todo o Estado e atrair mais visitantes, incluindo os internacionais. O governador Camilo Santana apresentou, ontem, no Palácio da Abolição, o Plano Ceará Receptivo, um pacote de ações estratégicas para o setor que visa a curto prazo, já a partir das férias de dezembro desse ano, estimular a economia local e gerar empregos por meio da indústria turística. Até 2017, o governo também pretende utilizar US$ 367 milhões em financiamentos internacionais em obras de infraestrutura turística como parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur).
De acordo com o governador, o Estado do Ceará tem uma grande vocação na área turística em virtude das riquezas, potencialidades e pelo povo acolhedor e alegre. Ele destaca que o Brasil é quem mais gera receita com o turismo e é o segundo país em recepção na América do Sul, recebendo 20% do total dos viajantes. "Queremos aumentar cada vez mais o número de turistas no nosso Estado", afirma.
Camilo avalia que o turismo é um ponto fundamental para o Ceará superar a crise. "A curto prazo, é o grande investimento que precisamos fazer nesse momento, que vai dar resposta mais rápida. A indústria é importante, estamos com a siderúrgica prevista para inaugurar ano que vem, mas o efeito disso é a médio prazo", diz. Ele acredita que, se conseguir atrair mais turistas agora nessa fase para, será mais dinheiro, dinamismo e emprego. "Isso é importante".
Dos turistas nacionais, o Nordeste centraliza 30% do Produto Interno Bruto (PIB) turístico nacional, sendo R$ 90 milhões de viagem por ano em todo País. Por aqui, a maior parte dos visitantes (82%) se concentram nas áreas litorâneas. "Nós temos atrativos na área do esporte, natureza e eventos. Queremos divulgar ainda mais o Ceará com a descoberta da aventura e dos locais exóticos que temos", ressalta Camilo.
Números
No ano passado, o Ceará ultrapassou os 3 milhões de turistas, em média 273 mil estrangeiros, gerando uma renda turística de R$ 10,9 bilhões para o Estado. Esse impacto representa 11,2% no PIB estadual. "Podemos alavancar e aumentar ainda mais essa capacidade de percentual para nossa economia", acredita o governador.
Foram gerados, diretamente, cerca de 180 mil empregos nas principais atividades do turismo relacionadas com alojamento, alimentação, agências e transporte. Nos últimos 12 meses, o Ceará criou 8.999 postos de trabalho no setor de serviços, ocupando o primeiro lugar do ranking nordeste.
"Mesmo nesse momento de crise, mostra a importância de estimularmos o turismo. O momento é bom com a alta do dólar", alerta o governador Camilo Santana.
Participação
Ele avalia que ainda é muito pequena a presença de turistas internacionais - apenas 6% no Brasil - e vem sendo feita uma campanha muito forte de divulgação e participação em feiras internacionais com a Embratur ou em estande próprios. Esse ano ainda irão visitar Las Vegas, Londres e Barcelona.
Atualmente, são sete voos diretos saindo do Ceará vindos de Buenos Aires, Cidade da Praia, Milão, Frankfurt, Lisboa, Miami e Bogotá. Camilo anunciou que estão sendo negociadas duas novas operações na América do Sul, Lima e Santiago. "Vamos capacitar mais possibilidades de fluxo", acrescenta.
Pilares
Camilo considera que o papel do Estado é indutor e criou dois programas principais de investimento que são os pilares do plano turístico, o Prodetur e o Proinftur. O Prodetur, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que há quatro anos atua no Litoral Leste, Maciço de Baturité e Ibiapaba tem previsão para ser finalizado em 2017. Entre as principais ações estão a ampliação do aeroporto de Aracati, já efetuada; a duplicação das rodovias CE-040 e CE-187; e licitações, em andamento, para a reforma e modernização do Bondinho de Ubajara previsto em R$ 9 milhões. O valor total dos recursos é de US$ 207.135.170,42, sendo US$ 124.281.102,25 financiados pelo BID e US$ 82.854.068,17 pelo Governo do Ceará.
Já o Proinftur atinge localidades situadas no Litoral Leste e tem duração estimada em quatro anos a ser encerrado também em 2017. Para esse, o investimento foi menor, com recursos da ordem de US$ 160 milhões, US$ 112 milhões financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o restante, US$ 48 milhões, pelo Governo do Ceará.
O programa atua na recuperação de lagoas e dunas; no aeroporto de Jericoacoara; e na duplicação da rodovia CE-085.
A nova campanha, assinada pela agência Verve, traz como mote "Ceará: descubra essa alegria". A ideia é consolidar e qualificar as ofertas relacionadas a sol e praia, mas também mostrar a diversidade do Ceará. Destacando além das praias, as atividades voltadas aos esporte, natureza, ecoturismo, Geopark, cultura, aventura, família e descanso.
Para atrair mais visitantes já na próxima alta estação, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, estão enfatizando a divulgação nacional das belezas do Estado, com ações de merchandising em shoppings, incluindo de São Paulo, adesivagem e vídeos em TVs das aeronaves; anúncios em revistas nacionais e de companhias aéreas, incluindo a TAP; outdoor e painéis em aeroportos. Inclui, ainda, parceria com a CVC com sete novos fretamentos semanais vindos de São Paulo, Rio de janeiro, Cuiabá, Belo Horizonte e Belém. Além de participação no quadro do programa matinal da Rede Globo, Mais Você, já veiculado. E outras interatividades com o consumidor final por meio de mídias digitais e interação dos agentes locais de mercado.
Qualificação
Na avaliação do secretário do Turismo, Arialdo Pinho, o Ceará é um Estado pobre e esse plano é o ponto de partida. Na questão de capacitação de mão de obra ele diz que o Estado está construindo a escola de hotelaria que ficará pronta daqui há dois anos em operação. "A proposta é ter residência na escola para atrair pessoas do interior para estudar", explica.
Arialdo está alinhado com o governador quando declara que o Estado é o indutor do turismo e são necessárias parcerias como as prefeituras locais e também com os equipamentos e defende o turismo do Ceará para cidades turísticas como Quixadá, Canindé, as serras Ubajara e Guaramiranga, Cariri e as praias. "Esse é o plano que faço para o turismo no Ceará. É uma mudança do que era feito, mas, se você tem pouco dinheiro, deve concentrar onde tem uma tendência turística".
Apoio
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE), Darlan Leite, parabeniza o governo por ter se preocupado com o setor. "O turismo é a redenção econômica do Estado. O futuro do Ceará vai pelo setor", afirma. Na opinião dele, é de suma importância a divulgação das belas praias que existem aqui. E que no governo anterior preocupou-se em estruturar o Ceará e tem tido uma continuidade. "Se o hub da TAM realmente vier estaremos inseridos no cenário turístico nacional e internacional", prevê. Ele ainda aponta que a rede local é estruturada e o gargalo existe ainda é a segurança pública.
Régis Medeiros, presidente do Fortaleza Convention Visitours Bureau, vê com bons olhos a iniciativa do governo, pois avalia que a promoção é muito importante para o destino turístico. Segundo ele, é preciso ter um bom produto, mas é necessário divulgá-lo na mídia e também para o consumidor final.
"Quem é lembrado é quem está na mídia. Sempre fui um grande defensor da parte comercial do destino turístico e da promoção", declara.
Para ele, a procura pelo destino cresce rapidamente quando está na promoção. E o governo pode ajudar com a qualificação do destino, na questão da infraestrutura dos equipamentos e da capacitação da mão de obra. Medeiros considera que com essas duas coisas se tem um bom produto para colocar na prateleira e convidar as pessoas. "Se você convida e o produto não for bom é um 'tiro no pé' e se não convida as pessoas não vem", conclui.
Fonte: Diário do Nordeste