Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 16/01/2013

Fiscalização apreende armas, munições, cigarros e remédios

16/01/2013

No início da tarde de segunda-feira (14/1), a equipe de fiscalização de mercadorias apreendidas da RFB (Receita Federal do Brasil) em Foz do Iguaçu (PR) encontrou armas, munições e medicamentos em um veículo apreendido em ação realizada no sábado (12/1), no âmbito da operação Fronteira Blindada.

Uma atitude suspeita levou a equipe a desencadear um acompanhamento tático do veículo, que trafegava em alta velocidade, segundo explicou a Auditora-Fiscal Giovana Longo. “Verificamos o veículo transitando pelo desvio na região próxima ao Posto da PRF e acabamos por interceptá-lo na área urbana, em Santa Terezinha do Itaipu”, relatou a Auditora.

O carro foi lacrado e levado para o pátio da RFB para posterior verificação.  No interior do veículo foram avistadas 14 caixas de cigarro, três pistolas, sendo uma de fabricação nacional exclusiva para exportação, e duas de fabricação argentina, sub-metralhadora 9mm; 100 projéteis (sendo 50 tipo 9mm e 50 tipo .38); 2.400 comprimidos para disfunção erétil; 52 frascos e 59 ampolas de anabolizantes; 8 frascos de remédio de uso veterinário; além de 200 comprimidos e 10 frascos de suplementos alimentares.

A bordo do veículo havia dois homens: o motorista, de 54 anos, natural do município de Capanema (PR), e um passageiro, de 26 anos, natural de Cansanção (BA). Eles serão representados penalmente ao Ministério Público Federal, pelos crimes de contrabando comum, contrabando de medicamentos e tráfico de armas.

A fiscalização tem verificado que está sendo cada vez mais comum que o “simples” contrabando esteja camuflando crimes maiores – como o tráfico de armas e drogas. Neste caso, as caixas de cigarros escondiam armas, munições e medicamentos.

A Operação Fronteira Blindada é uma ação permanente da Receita Federal no combate ao contrabando, descaminho e pirataria, inserida no Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pelo Governo Federal no ano passado.

Fonte: Sindifisco Nacional