FEBRAFITE na mídia: ICMS em ascensão
17/05/2013.
Edição impressa do Correio Braziliense desta quinta-feira (16) publicou matéria no Caderno Economia sobre arrecadação do ICMS em 2012, com depoimentos do presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupski.
O estudo divulgado pelo jornal é o tema principal da edição de maio da Revista Febrafite, que será distribuída no IX Congresso Nacional da entidade no próximo dia 26, na cidade de João Pessoa/PB. Confira!
ICMS em ascensão
» ANTONIO TEMÓTEO
A arrecadação dos estados e municípios brasileiros com o Imposto Interestadual sobre a
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cresceu 457,6% nos últimos 15 anos. Amapá e Acre foram as localidades em que a receita do tributo mais cresceu em 2012, respectivamente 36,3% e 32%. No outro extremo, estão Rondônia (1,1%) e Santa Catarina (1,6%). Os dados são da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).
O presidente da entidade, Roberto Kupski, explicou que o aumento na arrecadação do ICMS está atrelado ao crescimento do comércio, que mantém um bom desempenho mesmo frente à economia fraca dos últimos dois anos. Segundo ele, essas receitas estão relacionadas ao bom momento das empresas brasileiras, que, em grande parte, vivem um período de expansão e busca de novos mercados. “Os segmentos de combustível, telefonia e energia elétrica estão entre os mais significativos para a arrecadação do imposto”, comentou.
De olho na evolução das discussões no Congresso sobre a reforma do ICMS, Kupski,
avaliou que seria importante harmonizar os percentuais do imposto. Para ele, os estados
precisam chegar a um consenso para acabar com a guerra fiscal. “Ao longo do tempo o percentual deve chegar a 4%, entretanto, a Zona Franca de Manaus merece tratamento diferenciado, porque é um patrimônio do país”, completou.
Fonte: Febrafite