SITE DA SEFIN - 11 mil empresas já se cadastraram
De um universo de 32 mil empresas que precisam se cadastrar para terem acesso ao novo sistema de emissão de nota fiscal da Prefeitura de Fortaleza, mais de 11 mil já o fizeram entre a última quarta-feira (30) e a tarde de ontem (31). A informação foi dada pelo titular da Secretaria de Finanças (Sefin), Jurandir Gurgel, segundo quem, o novo sistema está no ar e funcionando, com os possíveis problemas que surgem já sendo corrigidos.
Conforme relatos de usuários, o novo sistema ficou fora do ar por cinco dias, até a última quarta-feira (30), causando prejuízos. A situação, contudo, agora é outra, segundo o secretário. "O sistema está funcionando. Os problemas são normais. O que tem ocorrido são demandas já previstas. A emissão (de notas fiscais) está ocorrendo, a dificuldade é apenas no primeiro acesso, pois o sistema precisa fazer a validação (dos dados) com o cadastro que já tem aqui. Passada essa dificuldade, a emissão ocorre normalmente", destaca Jurandir Gurgel.
Conforme o secretário, os técnicos da Sefin 'estão trabalhando 24 horas" para solucionar possíveis problemas e atender demandas dos usuários. "Hoje (ontem), nos reunimos com o CRC-CE (Conselho Regional de Contabilidade do Ceará) e do Sescap-CE (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará). Eles apresentaram algumas demandas e nós já estamos trabalhando para atendê-las", afirma.
Orientação
Para orientar melhor os usuários, o titular da Sefin informou que está sendo elaborado um tutorial para o primeiro acesso ao novo sistema. O material deverá ser disponibilizado no site da Secretaria (www.Sefin.Fortaleza.Ce.Gov.Br) ainda hoje. Além disso, Jurandir Gurgel disse que os técnicos da Sefin elaboraram e colocaram ontem no site uma relação com perguntas e respostas, abordando as dúvidas mais frequentes dos usuários. No entanto, a reportagem constatou que, até a noite de ontem, o link para as perguntas e respostas estava fora do ar.
Enquanto a Sefin não disponibiliza em seu site oficial o manual para a utilização do novo sistema, algumas entidades de classe já dispõem de link direto para o material. No site do Sescap, há uma nota informativa sobre o assunto e um link para a abertura do manual.
A fim de esclarecer dúvidas restantes e orientar os usuários, será realizado, na próxima terça-feira (5), na sede do CRC-CE, um seminário sobre o assunto. As inscrições podem ser feitas por meio dos e-mails naiara@sescapce.Org.Br e maiara@crc-ce.Org.Br.
Mudança
A mudança no sistema de emissão de nota fiscal da Prefeitura de Fortaleza ocorreu após o fim do contrato com a empresa que realizava o serviço. Com isso, a Sefin passou a controlar totalmente a gestão do Imposto Sobre Serviço (ISS) a partir de tecnologia operada pelos próprios técnicos da secretaria.
"Era inconcebível para uma cidade do porte de Fortaleza não ter um serviço deste desenvolvido pela expertise de seus próprios funcionários. Um município do porte de Fortaleza tem que ter um sistema próprio para dar mais autonomia", enfatiza Jurandir Gurgel.
Fonte: Diário Online (Jornal Diário do Nordeste)