IPTU E IPVA - Faça as contas antes de pagar os impostos
Vale a pena pagar IPTU e o IPVA à vista? Especialistas ouvidos por O POVO acreditam que sim. Mas, antes de decidir, é necessário analisar suas finanças, fazer as contas
Para saber se deve pagar à vista ou a prazo o consumidor/contribuinte deve avaliar se a taxa de desconto supera a do rendimento da aplicação. É preciso fazer essa continha e outras avaliações porque nem sempre os descontos para o pagamento de uma só vez compensam.
Para ser realmente vantajoso financeiramente o abatimento precisa ser maior que o rendimento previsto, dizem os especialistas no assunto. No caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) eles acreditam que vale a pena aproveitar o desconto oferecido pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, respectivamente.
Mas isso é para quem já tem dinheiro guardado - na poupança ou em qualquer outro investimento. Mas para quem não tem ou, pior, está endividado, o melhor é pagar parcelado. A maioria dos economistas condena fazer empréstimos para quitar os impostos de uma única vez.
“Tanto para o IPTU como para o IPVA o pagamento à vista compensa, porque o desconto de ambos é superior a maioria das aplicações financeiras, principalmente a poupança que está pagando em torno de 0,62%”, afirma o economista e professor de economia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Henrique Marinho.
Acrescenta que para outras aplicações o cidadão deve fazer uma avaliação melhor, porque com a Selic em elevação, a expectativa é de que termine 2015 em 12,5%. “Nesse caso, os investimentos em renda fixa tenderão a melhorar e talvez não seja compensador”, completa.
O economista da SM Consultoria, Vitor Leitão, concorda que vale a pena até tirar dinheiro da poupança ou de outra aplicação para pagar à vista e obter o desconto do IPTU e IPVA. “No caso do IPTU, o desconto é de 10% enquanto na poupança o rendimento anual não chega a 7%”, comenta, acrescentando que em 2014, atingiu 6,43%, sendo recomendável tirar da poupança para pagar à vista e aproveitar o desconto.
Explica que na medida em que os meses passam e o desconto diminui, essa vantagem também é reduzida e o melhor seria parcelar. “Vale ressaltar que se o dinheiro que está na poupança tem um destino certo, como a compra de um imóvel, a compra do material do escolar, etc, o melhor mesmo, nesse caso, é pagar parcelado evitando a falta de dinheiro e ter que recorrer a opções mais caras, como cheque especial, por exemplo”, pondera.
Tanto Leitão quanto Marinho condenam a ideia de pedir empréstimo para pagar à vista. “O consumidor, de uma forma geral, não conseguirá recursos a taxas inferiores a 10% ao ano. Se não tiver recursos disponíveis, o melhor é pagar parcelado mesmo”, destaca Vitor Leitão. “Não existe nenhuma linha de crédito que compense esse desconto, todas cobram juros superiores”, avalia Marinho.
Números
50 reais é o valor mínimo para pagamento da parcela do IPVA.
Opções de pagamento do IPTU em Fortaleza
Cota única com 10% de desconto: vencimento em 6 de fevereiro. Cota única com 7,5% de desconto: vencimento em 6 de março. Cota única com 5% de desconto: vencimento em 8 de abril. Parcelamento em 11 vezes com o vencimento da primeira parcela em 6 de fevereiro.
Opções de pagamento do IPVA no Ceará
Parcela única com 5% de desconto: vencimento em 30 de janeiro
Parcelamento
Em até quatro vezes, com parcela mínima de R$ 50. Vencimento da primeira parcela em 13 de fevereiro.
Como saber se vale a pena pagar à vista
No caso do IPTU, cujo desconto é de 10% para o pagamento à vista, só vale a pena parcelar em 11 vezes (ou 10 meses, já que a primeira parcela vence em fevereiro) se o rendimento das aplicações for inferior a 1% ao mês. Caso contrário, é melhor deixar o dinheiro aplicado e, a cada mês, retirar apenas o valor da parcela.
O mesmo raciocínio vale para o IPVA, cujo desconto é de 5% para o pagamento em parcela única. Se em quatro meses o rendimento da aplicação financeira for inferior a 1,25% é melhor pagar à vista.
Serviço
Imprima os boletos do IPVA e do IPTU
IPTU: http://bit.ly/1DNlz9N
IPVA: http://bit.ly/1ci2jrj
Fonte: O Povo