IMPOSTO DE RENDA - Receita credita 1º lote residual de 2014
Com atraso de duas semanas em relação ao calendário tradicional de pagamento, a Receita Federal creditou na última sexta-feira, dia 30 de janeiro, a restituição do primeiro lote residual de Imposto de Renda 2014. Os contemplados são contribuintes que entregaram a declaração no ano passado, mas não receberam a devolução do imposto pago a mais, nos sete lotes regulares de 2014, porque foram apanhados pela malha fina.
Em geral, a restituição do primeiro lote residual é feita em meados de janeiro. Foram contemplados com o crédito no dia 30 os contribuintes que autorregularizam as pendências constatadas e tiveram as declarações liberadas da malha fina pela Receita. Fora esses, tiveram o crédito da restituição também os contribuintes retidos na malha com declarações entregues em cinco anos anteriores.
Os valores chegam à conta do contribuinte atualizados pela taxa básica de juros, a Selic, acumulada desde o mês seguinte ao da entrega da declaração até janeiro de 2015. Quem entregou o documento em 2014 receberá o valor da restituição corrigido por 8,17%.
A consulta ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda 2014 que ficaram retidas na malha fina e também ao lote referente às declarações de 2008 a 2013 liberadas pela Receita foi aberta no dia 28 de janeiro.
O contribuinte que quiser saber se teve a declaração liberada deverá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste