PROBLEMAS - Economista critica ação da Receita
O economista Sérgio Melo está um pouco cético em relação ao PNE. “Em primeiro lugar não consigo identificar nenhum Plano Nacional de Exportações. Tudo o que o Governo vem fazendo nesta área de comércio exterior tem sido muito tímido”, comenta.
Para ele, a grande questão é que existe neste cenário a figura da Receita Federal que barra todo e qualquer projeto que possa efetivamente alavancar o comércio exterior no campo das exportações.
Como exemplo cita o trabalho feito pelo Mdic no âmbito do Plano Brasil Maior que, na opinião dele, teve poucos avanços apesar do excelente trabalho da equipe do ministério. “Como sugestão, o Governo poderia reviver o Programa Especial de Exportação dento da CAMEX/MDIC, mas que só terá sucesso se for um Plano para valer”, observa.
O presidente da CCE-CE, Roberto Marinho, considera que o programa poderá ser exitoso se der uma forte atenção ao financiamento e garantia às exportações, seja através do PROEX, do BNDES-Exim, do Seguro de Crédito à exportação, como também de outros mecanismos. (AD)
Fonte: O Povo