Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/10/2015

Categoria

FEIRÃO LIMPA NOME - Oportunidade para quitar dívidas

Quem enfrenta problemas por causa de dívidas não pagas, cobranças que tiram o sossego tem boa chance de resolver a questão no Feirão Limpa Nome online que tem início em novembro

Começa no próximo dia 3 de novembro a quinta edição do Feirão Limpa Nome da Serasa. O serviço, que estará disponível até o dia 14 de novembro pela internet, representa uma oportunidade para os consumidores inadimplentes renegociarem dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com os credores. A principal orientação para quem vai renegociar é colocar todos os ganhos e gastos na ponta do lápis para chegar ao valor exato que tem disponível para pagamentos.

A especialista em relações com o consumidor da Serasa, Karla Longo, diz que sabendo do quanto tem livre, o devedor pode pedir um desconto maior ou um alongamento do prazo. “Por isso, é muito importante o planejamento prévio, um orçamento que inclua inclusive as dívidas”, diz reforçando que mais importante que reduzir o valor da dívida é saber quanto tem para pagar todo mês e honrar o acordo até o final.

Karla avalia que em tempos de alta do desemprego, da inadimplência e de orçamento cada vez mais comprometido, o momento é perfeito para devedores e credores. Explica que para participar basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. O consumidor vai ser direcionado a uma página na qual estão listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. Ressalta que a Serasa apenas promove o ambiente onde a pessoa poderá negociar através do telefone, chat ou e-mail. Em alguns casos o boleto para pagamento já está disponível.

Orientações

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Allisson Martins, diz que a tecnologia é um elemento facilitador e que as negociações de dívidas, seja por telefone, chat ou e-mail, podem ajudar muito algumas pessoas que são mais tímidas. “Elas podem inclusive se sentir mais a vontade para requerer uma taxa de juros mais apropriada, ou mesmo solicitar descontos em juros de mora e multas, prazos mais longos para pagamento da dívida, etc”, comenta.

 Allisson também orienta o consumidor endividado a analisar o orçamento doméstico, de maneira a cortar despesas que estão em excesso, e em seguida, verificar o quanto que sobra da renda familiar para honrar as prestações das negociações a serem realizadas.

“Observe se possui algum bem que não mais utiliza, e assim, coloque a venda nos sites de comércio na internet”, completa, recomendando um levantamento completo de todas as dívidas.

Destaca que o devedor deve iniciar a negociação pelas dívidas mais importantes. Ou seja, aquelas que afetam o consumidor no cotidiano, e as que apresentam maior taxa de juros.

“Solicite ao credor proposta com pagamento único, com o maior abatimento dos juros”, afirma, considerando que se não for possível pagar à vista, ele deve pedir o parcelamento com a taxa de juros similar (ou mais baixa) da dívida original e prazo para pagamento compatível com a sua capacidade de pagamento.

NÚMEROS

57,2 milhões estavam inadimplentes no Brasil em agosto, dos quais 3,5% no Ceará

SERVIÇO

Feirão Limpa Nome Online

Data: 3 a 14 de novembro

http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online

 

Fonte: Jornal O Povo