Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/03/2014

União Gaúcha debate a situação financeira do IPE-Saúde

28/03/2014.

Nesta segunda-feira, 24/3, a situação financeira do Ipe-Saúde foi o tema central do encontro das 28 entidades que compõe a União Gaúcha (UG).

Na oportunidade, os presentes avaliaram itens do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) - noticiados pela imprensa - que sinaliza diversos problemas financeiros (e de gestão) que podem levar à precarização do plano utilizado por mais de 1 milhão de gaúchos.

Para o presidente da UG, Celso Malhani, apesar de trazer evidente preocupação aos usuários, o momento pode ser visto como importante, pois insere o parlamento no debate da real situação do Ipergs. "Cabe agora ao Legislativo apurar os dados do relatório do TCE e fiscalizar certas ações que, se realmente confirmadas, são criminosas", referiu. Em sua análise, os partidos pretendentes a governar o Estado têm que se debruçar minuciosamente sobre esta questão.

Outros assuntos ligados ao Instituto também foram debatidos na ocasião. Os convênios firmados pelo órgão com as prefeituras, que atualmente seriam deficitários, foi um deles. Sobre este tópico, ficou estabelecido que a União Gaúcha enviará ofícios à diretoria e ao Conselho Deliberativo do Ipergs solicitando mais informações a respeito da base de cálculo destes contratos, suas redações e os volumes financeiros envolvidos. Um convite à diretoria do Instituto para que esta participe de futura reunião da UG - com o intuito de esclarecer a respeito da pouca utilização do método de hospital-dia para procedimentos considerados mais simples - também foi aprovado pelos representantes da entidade.

A próxima reunião da União Gaúcha acontecerá no dia 31/3, às 10h, na sede da Ajuris.

Texto: Isabel Oliveira (União Gaúcha)

 

Fonte: Afisvec