Tesouro anuncia emissão de bônus em euros
27/03/2014.
BRASÍLIA - O Tesouro Nacional concedeu mandato para emissão de bônus da República denominado em euros com vencimento em 2021, conforme nota divulgada nesta quinta-feira. Os títulos serão emitidos nos mercados europeu e americano.
A notícia foi conhecida três dias depois de a agência Standard and Poor's (S&P) rebaixar a nota de crédito do Brasil, de "BBB" para "BBB-", com perspectiva estável.A última vez em que a República fez uma captação externa em euros foi no início de 2006, com a reabertura de uma emissão de títulos com vencimento em 2015. À ocasião, foram levantados 300 milhões de euros, garantindo ao investidor rendimento de 5,448%. O spread sobre os “mid-swaps” (taxa de juros de referência em euros) foi de 185 pontos base.
Ontem, após participar de evento em São Paulo, o coordenador-geral de operações da dívida pública do Tesouro, Fernando Garrido, disse a jornalistas que a área técnica estava monitorando o mercado diariamente para escolher o momento mais adequado para uma emissão externa. Segundo ele, a reação do mercado financeiro à decisão da S&P nos últimos dias foi positiva e servia como termômetro importante dos preços dos ativos.
Fonte: Valor Online (Jornal Valor Econômico)