SUDESTE E SUL RECUAM - Economia do NE avança 3,6%, diz BC
São Paulo/Fortaleza. Como reflexo da recuperação do setor agrícola no trimestre encerrado em maio, o Nordeste do País apresentou, no período, expansão de 3,6% na atividade econômica, segundo o IBC-BR, um indicador criado pelo Banco Central (BC) para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) .
Já Sudeste registrou retração da atividade econômica pelo segundo trimestre consecutivo. O IBC-BR na região recuou 0,1% no período encerrado em maio, após marcar queda de 0,7% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com dados divulgados ontem, no Boletim Regional da instituição, publicado a cada três meses.
A região Sul também teve retração em igual período (-0,2%), enquanto as demais regiões brasileiras mostraram expansão: Norte (1,6%) e Centro-Oeste (0,3%).
De acordo com o Banco Central, "a atividade econômica cresceu em ritmo moderado no trimestre encerrado em maio", quando o IBC-BR, considerando o País, aumentou 0,3% em relação ao trimestre finalizado em fevereiro, período em que recuara 0,8%, na mesma base de comparação, de acordo com dados dessazonalizados.
"O crescimento do IBC-Br refletiu melhores desempenhos em todas as regiões, exceto no Sul", declarou a autoridade monetária no boletim divulgado nesta quinta-feira (7).
Fonte: Diário Online (Jornal Diário do Nordeste)